Síntese do toyostismo, volvismo e fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Toyotismo - Produção Flexível

O Toyotismo é um modo de organização da produção capitalista originário do Japão, resultante da conjuntura desfavorável do país e elaborado por Taiichi Ohno e Eiji Toyoda.
Com essa organização de ocorre a ascensão de um conceito de produção flexível: onde somente produz o necessário, que vai de encontro ao modo de produção em massa do fordismo, pois, oo inves daprodução de enormes lotes homogeneos, era mais barato produzir pequenos lotes personalizados – diferentes entre si. Desse modo, surgiu a empresa automobilística mais eficiente até hoje.
A princípio sua força de trabalho era composta essencialmente por trabalhadores agrícolas e que eram escassos, mas sua multifuncionalização não a tornava restrita e única, todos os trabalhadores conheciam todosos processos de criação até a finalização.
Após a segunda guerra mundial, a toyota decidiu produzir em massa, mas encontrou alguns problemas:
o mercado nacional era pequeno; a força de trabalho não se adaptaria ao conceito taylorista; a compra de tecnologia no exterior era impossivel;e a exportação era remota.
Uma das característica importantes desse modo de produção é a criação de grupos comlíderes, responsáveis pelas principais áreas desde o planejamento do produto à entrega ao cliente, delegando responsabilidades e dando autonomia para esses líderes interromperem a qualquer momento a produção para detectar e eliminar eventuais problemas de qualidade.
Toyoda e Ohno levaram mais de 20 anos para implementar completamente esse modo de produção, mas impactou importantemente no processoprodutivo e no suprimento às demandas do mercado, se adaptando cada vez mais ao avanço tecnologico e as necessidades do consumidor.
A integração da cadeia produtiva - fornecedores, produção, clientes - envolvidos no desenvolvimento dos produtos da empresa, transformou a Toyota numa das mais importantes fabricantes automobilisticos.
Volvismo –Organização como cérebro
Nenhum modelo ou sistemaorganizacional supera o cérebro como vetor de ação inteligente.
Há duas imagens no cérebro que estabelece uma ponte entre suas características e aplicação dos princípios decorrentes ao mundo organizacional. A primeira imagem é da organização como sistema de processamento de informações.
Simon diz que as organizações não são totalmente racionais, pois seus membros têm acesso limitado deinformação. Essa situação me controlada pela criação de planos, normas e procedimentos que visam simplificar a realidade organizacional.
Houve dúvida em relação ao aprendizado do sistema como um cérebro, e decorrente desta dúvida foram desenvolvidos quatro princípios a partir do conceito de single-loop e Double-loop. São:
-capacidade de sentir ou monitorar o ambiente;
-relacionamento das informaçõescolhidas com normas predefinidas;
-detecção das variações;
-início da correção.
Numa organização mecanicista, os sistemas usados por ela pode representar um empecilho ao Double-loop, mas certas ações podem levar ao desenvolvimento de outras características positivas.
A visão da organização como um sistema holográfico é caracterizada pelo alto grau de conectividade, geralmente maior que o necessáriomais fundamental em momentos específicos.
Um projeto organizacional que poderíamos chamar de holográfico, deve adotar quatro princípios:
- fazer o todo em cada parte;
- criar conectividade e redundância;
- criar simultaneamente especialização e generalização; e
- criar capacidade de auto organização.
O aprendizado do aprendizado é fundamental, pois evita que o excesso de flexibilidade leveao caos.
A organização holográfica pode parece um sonho, mas as características descritas podem ser observadas em muitas áreas, departamentos e até empresas inteiras, especialmente quando esta opera em ambiente altamente competitivo e onde a inovação é um fator chave.
A Volvo se caracteriza pelo alto grau de experimento. Seus experimentos, chamam atenção por desafiarem os princípios...
tracking img