Síntese do texto: projetualidade em diferentes tempos: na escola e na sala de aula.

Faculdade Sumaré Campus Imirim
Curso: Pedagogia
Disciplina: Conhecimento de Mundo
Prof: Juliana Diamente

Trabalho feito pela aluna do 3º ano Daisy Regina de Morais dos Santos

Síntese dotexto: Projetualidade em diferentes tempos: Na escola e na sala de aula.

O trabalho com projetos tem como objetivo ajudar as crianças a encontrar um sentido mais profundo e completo doconhecimento do seu próprio ambiente e das experiências que merecerem a sua atenção.
Os projetos fazem parte da Educação Infantil. É através deles, do ponto de vista pedagógico, que as crianças vão serencorajadas a tomar suas próprias decisões e a fazer suas próprias escolhas sobre a realização do seu trabalho, sempre em interação com seus colegas.
Muitas vezes os projetos são planejados paraalcançar um determinado produto final e acabam tomando outro rumo, mudando de propostas e de trajetórias. Mas isso não importa o que vale é que eles sempre geram novas aprendizagens e às vezes até novosprojetos. Essas mudanças que são necessárias em um projeto, dependem do professor. Ou seja, ele deve estar sempre atento, observando cada etapa e deve ser capaz de avaliar permanentemente o processo,estando sempre aberto à possibilidade de reestruturação do trabalho proposto.
As atividades de um projeto podem incluir observação direta, perguntas a pessoas e especialistas, coletas demateriais, representação de observações, de ideias, de memórias, de emoções, de imagens e de novos conhecimentos de várias maneiras.
Entretanto, não existe nenhuma regra para escolhermos o tema de umprojeto, mas podemos pensar em alguns critérios a serem seguidos.
Partindo dessa idéia, os projetos podem ter como ponto inicial um fato acontecido na sala de aula ou na comunidade, uma noticia deTV, uma idéia que surgiu após a leitura de um livro, ou a simples observação de fenômenos naturais. Esses temas podem ser trazidos pelos professores, pelas crianças e pelos pais, nos quais podem...