Síntese do texto: projetualidade em diferentes tempos: na escola e na sala de aula.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1101 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 21 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Sumaré Campus Imirim
Curso: Pedagogia
Disciplina: Conhecimento de Mundo
Prof: Juliana Diamente

Trabalho feito pela aluna do 3º ano Daisy Regina de Morais dos Santos

Síntese do texto: Projetualidade em diferentes tempos: Na escola e na sala de aula.

O trabalho com projetos tem como objetivo ajudar as crianças a encontrar um sentido mais profundo e completo doconhecimento do seu próprio ambiente e das experiências que merecerem a sua atenção.
Os projetos fazem parte da Educação Infantil. É através deles, do ponto de vista pedagógico, que as crianças vão ser encorajadas a tomar suas próprias decisões e a fazer suas próprias escolhas sobre a realização do seu trabalho, sempre em interação com seus colegas.
Muitas vezes os projetos são planejados paraalcançar um determinado produto final e acabam tomando outro rumo, mudando de propostas e de trajetórias. Mas isso não importa o que vale é que eles sempre geram novas aprendizagens e às vezes até novos projetos. Essas mudanças que são necessárias em um projeto, dependem do professor. Ou seja, ele deve estar sempre atento, observando cada etapa e deve ser capaz de avaliar permanentemente o processo,estando sempre aberto à possibilidade de reestruturação do trabalho proposto.
As atividades de um projeto podem incluir observação direta, perguntas a pessoas e especialistas, coletas de materiais, representação de observações, de ideias, de memórias, de emoções, de imagens e de novos conhecimentos de várias maneiras.
Entretanto, não existe nenhuma regra para escolhermos o tema de umprojeto, mas podemos pensar em alguns critérios a serem seguidos.
Partindo dessa idéia, os projetos podem ter como ponto inicial um fato acontecido na sala de aula ou na comunidade, uma noticia de TV, uma idéia que surgiu após a leitura de um livro, ou a simples observação de fenômenos naturais. Esses temas podem ser trazidos pelos professores, pelas crianças e pelos pais, nos quais podem surgirde uma situação inesperada, imprevisível.
É interessante ressaltar que é importante nós sabermos que a idéia escolhida deve mobilizar o interesse do grupo como um todo. Tanto as crianças como os professores devem sentir-se atraídos pela questão apresentada.
Os projetos podem ser realizados tanto nas creches como nas pré-escolas, isto é, com bebês ou com crianças maiores. Os temas aserem trabalhados com os bebês vão depender basicamente da observação que o professor faz da sua turma de crianças. Será de acordo com esta leitura que o professor escolherá as atividades que podem ser importantes ao desenvolvimento das crianças.
Pode-se iniciar, por exemplo, por meio das atividades de exploração da sala, momento em que o professor observa, anota e posteriormente, organizaatividades com o maior nível de complexidade e de um eixo temático.
Para ficar mais claro, segue um exemplo de um projeto para bebês. Ele foi desenvolvido para crianças de 1 e 2 anos de idade, em uma escola infantil na cidade de Barcelona, na Espanha, por ocasião das Olimpíadas, descrito no texto “Organização do tempo na escola infantil”, de “Barbosa e Horn”. O nome do projeto é: “Aprendendo amover-se no mundo”.
O projeto está voltado para o desenvolvimento motor e especial das crianças e cujo objetivo é que elas realizem atividades em três espaços diferentes: na terra, no ar e na água.
Outro exemplo do projeto realizado com um grupo de crianças de 4 a 5 anos na pré-escola foi à pesquisa com animais, mais especificamente com os Hamsters, buscando conhecimentos em livros de comotratar desse animal que despertou tanto interesse pelas crianças que se aproximaram rapidamente da professora para ouvir a história.
A partir desse estudo as crianças vão buscar mais informações e pesquisas através de experiências diretas como: visita de estudo, entrevista ou pesquisa documental. Preparam perguntas que querem fazer, registrando de todas as maneiras possíveis para a...
tracking img