SÍNTESE DO TEXTO: “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO: Currículo, Conhecimento e Cultura”¹
Arão Correia da Silva²

O texto em estudo trata-se de um documento do Ministério da Educação, organizado pelaSecretaria de Educação Básica, especificamente pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Construído em 2006 e publicado em 2007, teve contribuição de profissionais daEducação da UNDIME, CONSED, SEESP/MEC, SECAD/MEC, CONPEB/MEC, REDE/MEC, assim como de muitos secretários municipais e estaduais de educação e de representantes do CNE, CNTE, ANFOPE, ANPED e de professores deUniversidades. Os envolvidos na formulação do referido documento procuraram apresentar as indagações recorrentes de educadores, professores, gestores e pesquisadores sobre currículo, oriundas delevantamentos da potencialidade dos textos junto aos sistemas educacionais municipais e estaduais. A idéia central partiu da necessidade de se repensar o currículo escolar, num momento em que se iniciava aimplementação do Ensino Fundamental de nove anos e a divulgação dos documentos consolidados da Política Nacional de Educação Infantil.
Neste documento, o MEC convida a todos que fazem Educação, apensar e construir um currículo escolar capaz de conceber a escola como espaço educativo, que amplie a aprendizagem, reafirmando-a como lugar do conhecimento, do convívio e da sensibilidade, condiçõesimprescindíveis para a constituição da cidadania; um currículo escolar que se instaure como um projeto social que possibilite a construção de conhecimentos, a elaboração de conceitos e aprendizagensescolares que descaracterizem os lugares perpetuados na educação brasileira de êxito de uns e fracasso de muitos. Neste contexto, o MEC abre espaço para o debate dentro de cada escola, instigando areflexão sobre o currículo que temos e aquele que queremos, na tentativa de elevar o reconhecimento dos interesses, das diversidades, das diferenças sociais e da história cultural e pedagógica de... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 01). Síntese do texto: “indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura”. TrabalhosFeitos.com. Retirado 01, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/S%C3%ADntese-Do-Texto-Indaga%C3%A7%C3%B5es-Sobre-Curr%C3%ADculo/569841.html

MLA

"Síntese do texto: “indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura”" TrabalhosFeitos.com. 01 2013. 2013. 01 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/S%C3%ADntese-Do-Texto-Indaga%C3%A7%C3%B5es-Sobre-Curr%C3%ADculo/569841.html>.

MLA 7

"Síntese do texto: “indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura”." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 01 2013. Web. 01 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/S%C3%ADntese-Do-Texto-Indaga%C3%A7%C3%B5es-Sobre-Curr%C3%ADculo/569841.html>.

CHICAGO

"Síntese do texto: “indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura”." TrabalhosFeitos.com. 01, 2013. Acessado 01, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/S%C3%ADntese-Do-Texto-Indaga%C3%A7%C3%B5es-Sobre-Curr%C3%ADculo/569841.html.