Síntese do texto: “indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SÍNTESE DO TEXTO: “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO: Currículo, Conhecimento e Cultura”¹
Arão Correia da Silva²

O texto em estudo trata-se de um documento do Ministério da Educação, organizado pela Secretaria de Educação Básica, especificamente pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Construído em 2006 e publicado em 2007, teve contribuição de profissionais daEducação da UNDIME, CONSED, SEESP/MEC, SECAD/MEC, CONPEB/MEC, REDE/MEC, assim como de muitos secretários municipais e estaduais de educação e de representantes do CNE, CNTE, ANFOPE, ANPED e de professores de Universidades. Os envolvidos na formulação do referido documento procuraram apresentar as indagações recorrentes de educadores, professores, gestores e pesquisadores sobre currículo, oriundas delevantamentos da potencialidade dos textos junto aos sistemas educacionais municipais e estaduais. A idéia central partiu da necessidade de se repensar o currículo escolar, num momento em que se iniciava a implementação do Ensino Fundamental de nove anos e a divulgação dos documentos consolidados da Política Nacional de Educação Infantil.
Neste documento, o MEC convida a todos que fazem Educação, apensar e construir um currículo escolar capaz de conceber a escola como espaço educativo, que amplie a aprendizagem, reafirmando-a como lugar do conhecimento, do convívio e da sensibilidade, condições imprescindíveis para a constituição da cidadania; um currículo escolar que se instaure como um projeto social que possibilite a construção de conhecimentos, a elaboração de conceitos e aprendizagensescolares que descaracterizem os lugares perpetuados na educação brasileira de êxito de uns e fracasso de muitos. Neste contexto, o MEC abre espaço para o debate dentro de cada escola, instigando a reflexão sobre o currículo que temos e aquele que queremos, na tentativa de elevar o reconhecimento dos interesses, das diversidades, das diferenças sociais e da história cultural e pedagógica de nossasescolas.


1 Trabalho Acadêmico apresentado à professora Dra. Edineide Jezine – UFPB, como requisito complementar para avaliação na disciplina Teoria e Currículo do Curso de Especialização em Supervisão e Orientação Educacional do Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa, Pólo de Pedras de Fogo – PB. Setembro de 2012.
2 Professor de Geografia da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco desde 2006.Licenciado em Geografia pela FFPNM/UPE, 2004. Especialista em Geografia do Mundo Tropical pela FFPNM/UPE, 2008. Aluno do Curso de Especialização em Supervisão e Orientação Educacional do Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa, Pólo de Pedras de Fogo – PB.
Essa tentativa de reconhecimento do Currículo enquanto elo do Conhecimento com a Cultura converge para um novo referente de valor: oreferente ético do direito à educação. Um direito que precisa estar voltado à formação e ao desenvolvimento humano, como humanização, como processo de apropriação das criações, saberes, conhecimentos, sistemas de símbolos, ciências, artes, memória, identidades, valores, culturas... resultantes do desenvolvimento da humanidade em todos os seus aspectos.
Sendo assim, o MEC almeja que as escolasbrasileiras desenvolvam currículos escolares que valorizem a participação coletiva, democrática, crítica e responsável de todos os profissionais da Educação, mas especialmente dos docentes uma vez que eles são os grandes artífices da construção dos currículos que se materializam nas escolas. Daí há uma necessidade de se investir mais na formação inicial e continuada desses profissionais, para que elesajudem à escola a melhor socializar os conhecimentos escolares e facilitar o acesso dos (as) estudantes a outros saberes que perpassam os muros da escola, e se traduzem em competências e habilidades capazes de fazer com que os (as) mesmos (as) compreendam o papel que devem ter na mudança de seus contextos imediatos e da sociedade em geral, e lutem contra a hierarquia das relações de poder, a qual...
tracking img