Síntese do sulfato de cobre pentahidratado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Síntese do Sulfato de Cobre Pentahidratado

(CuSO4.5H2O)

Introdução

O Sulfato de Cobre pentahidratado (CuSO4.5H2O), também conhecido por vitríolo azul, é o mais importante composto de cobre eé a forma no qual é mais encontrado.

É geralmente utilizado para demonstrações de reações exotérmicas, na hidratação mineral. A forma pentahidratada, que é azul, é aquecida, transformando-se emanidro que é cinzento, enquanto a água que estava presente no pentahidratado evapora. Quando a água é adicionada ao anidro, este retorna a forma pentahidratada, recuperando a coloração azul, conhecidocomo azul cúprico.

Continuação

A sua aplicação mais usual é como fungicida na mistura calda bordalesa (mistura de sulfato de cobre e leite de cal), usada no combate ao míldio das videiras.

Osulfato de cobre é também um bactericida e herbicida que se adiciona frequentemente à água para evitar o crescimento de microrganismos, nomeadamente algas e fungos.

É ainda utilizado nas misturaspara conservação de madeiras de construção, em tinturarias e como produto intermediário em várias indústrias.

Reação

Esta síntese tem como objetivo obter o sulfato de cobre pentahidratado, que éum sal simples, cristalino, de cor azul forte, que forma cristais com forma de prismas oblíquos, pouco solúveis em etanol.

É levemente florescente (libera água podendo passar o sal à fase anidroexposto ao ar): a cerca de 30 ºC perde duas moléculas de água, a 110 ºC outras duas e a 250 ºC perde a última, transformando-se num sal anidro branco.

•Pese 2,0 g de CuO diretamente num béquer de 100mL.

•Em um Erlenmeyer de 50 mL, adicione 5 mL de água destilada, e em seguida 2,5 mL de ácido sulfúrico concentrado, medidos com uma pipeta graduada, sob agitação lenta.

•Transfira lentamente asolução de ácido do erlenmeyer para o béquer contento o CuO. Use uma bagueta de vidro para a transferência da solução e agitação da mesma durante a reação.

•Aqueça a mistura resultante com bico...
tracking img