Síntese do livro pais brilhantes, professores fascinantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REFERÊNCIA AO AUTOR

Augusto Cury
Augusto Jorge Cury nasceu na cidade de Colina – SP, em 2 de outubro de 1958. É um médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor de literatura psiquiátrica brasileira. Seus livros já venderam mais de 12 milhões de exemplares somente no Brasil, tendo sido publicados em mais de 50 países. Foi considerado pelo jornal Folha de São Paulo o autor brasileiro mais lidoda década.
Foi conferencista no 13° Congresso Internacional sobre Intolerância e Discriminação da Universidade BYU, nos Estados Unidos. É doutor honoris causa pela UNIFIL (Centro Universitário Filadélfia, em Londrina) e membro de honra da Academia de Sobre dotados do Instituto da Inteligência, da cidade do Porto, em Portugal. Além disso, Augusto Cury é diretor da Academia de Inteligência,instituto que promove o treinamento de psicólogos, educadores e do público em geral.
É pesquisador na área de qualidade de vida e desenvolvimento da inteligência, abordando a natureza, a construção e a dinâmica da emoção e dos pensamentos. Desenvolve na Espanha pesquisa em Ciências da Educação na área de qualidade de vida.

Obras publicadas:
• Escola da Vida: Harry Potter no Mundo Real (2002).
•Pais Brilhantes, Professores Fascinantes (2003).
• Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes (2007).
• O Código da Inteligência (2008).
• Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas (2010).

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_Cury
http://www.ronaud.com/biografias/mini-biografia-de-augusto-cury/
(Sites consultados em 31/10/2011 às 23h)

“Há um mundo a ser descoberto dentro de cada criançae de cada jovem. Só não consegue descobri-lo quem está encarcerado dentro do seu próprio mundo”.
(Augusto Cury)

CURY, A. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

Segundo Augusto Cury (2003), em seu livro pais brilhantes e professores fascinantes, é preciso que os educadores e os pais não se contentem apenas com o bom e sim busquem o brilhantismo e ofascinante para alcançar o máximo em resultados práticos. No livro o autor aponta sete hábitos praticados pelos bons pais que são os hábitos dos pais brilhantes, esses conceitos são de extrema importância, pois despertam no leitor a vontade de se auto-reciclar no que se refere à criação dos filhos. Os sete hábitos dos pais brilhantes são:
 Dar presentes (pais brilhantes se doam)
 Nutrir o corpo (paisbrilhantes nutrem a personalidade dos filhos)
 Corrigir os erros (pais brilhantes educam os filhos para serem reflexivos)
 Preparar os filhos para os aplausos (pais brilhantes também preparam para as derrotas)
 Manter diálogo (pais brilhantes são como amigos dos filhos)
 Dar informações (pais brilhantes contam histórias)
 Dar oportunidades (pais brilhantes não desistem)
No decorrer daleitura, Cury mostra a importância de educar e ensinar o melhor caminho aos filhos; mostra também, que os bons pais também dão limites a seus filhos, ou seja, elogiam quando é hora de elogiar, e também sabem ser rígidos quando é necessário, mas acima de tudo, os pais brilhantes contribuem para o desenvolvimento da autoestima, capacidade de aceitar perdas e/ou frustrações, dialogar e ouvir, filtrarestímulos estressantes e também protegem a emoção dos filhos. Os pais fascinantes realizam todos os mimos necessários e cabíveis dentro de suas realidades sem estimular os filhos a serem consumistas, e acima de tudo, dão algo que o dinheiro não pode comprar: a sua história, seu ser, seu tempo, experiência, etc. “Muitos pais trabalham para dar o mundo aos filhos, mas se esquecem de abrir o livroda sua vida para eles”.
O autor segue dando dicas preciosas para quem almeja ser um pai brilhante, explica como os pais podem desenvolver em seus filhos a reflexão, segurança, liderança, coragem, otimismo, superação do medo, prevenção de conflitos; expõe também como trabalhar a questão da honestidade, responsabilidade social, consciência crítica, etc. Tudo em prol de uma educação de qualidade...
tracking img