Síntese do álcool benzílico e do ácido benzóico

1. INTRODUÇÃO


A reação de Cannizzaro ocorre pela adição nucleofílica de OH- no aldeído para produzir um intermediário tetraédrico, o qual expele íon hidreto como grupo de saída. Umasegunda molécula de aldeído aceita o íon hidreto em outra etapa de adição nucleofílica, resultante em uma simultânea oxidação e redução, ou desproporcionamento.
Uma molécula de aldeído sofre asubstituição de H- pelo –OH e é, portanto oxidada a um ácido carboxílico, enquanto uma segunda molécula de aldeído sofre a adição de H- e é então reduzida a um álcool.
A reação de Cannizzaro é interessanteporque serve como uma simples analogia a um importante caminho biológico pelas quais as reduções carbonílicas ocorrem em organismos vivos. Na natureza, um dos mais importantes agentes redutores é umasubstância chamada dinucleotídeo adenina nicotinamida reduzido, abreviado como NADH. (KAMOGAWA, Marcos. 2006).


[pic]
Figura I – Exemplo de uma reação de Cannizzaro.







2. OBJETIVOS• Produzir o álcool benzílico e o ácido benzoico, verificando os mecanismos de reação e as características dos compostos da síntese, até o produto final.
• Verificar o teor de purezado ácido benzoico e do álcool benzílico após a purificação dos mesmos.3. MATERIAIS E MÉTODOS




- Síntese do álcool benzílico e o ácido benzoico

a) Em um balão de fundo chato de 250 mL, adicionou-se 30 ml de solução aquosa de NaOH a 20 %,10 mL de benzaldeído P. A. e 3 pedaços de porcelana;
b) Adaptou-se um condensador de refluxo ao balão e o conjunto em uma chapa de aquecimento;
c) Aqueceu-se a mistura do balão, sob refluxo, durante35 minutos;
d) Após o termino do tempo, retirou-se o condensador do balão;
e) Colocou-se o balão sobre água corrente para resfriar a solução;
f) Transferiu-se a solução para um funil de...
tracking img