Síntese de ésteres monoalquilados (biodiesel) derivados de óleo de soja em aula prática no ensino médio.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Síntese de Ésteres Monoalquilados (Biodiesel) Derivados de Óleo de Soja em Aula Prática no Ensino Médio.
Hildeberto X. de Lima Neto (IC)*, João E. de Ávila dos Santos (GD), Joaquim J. P. Pinheiro (GD), Rocicléia Farias Lima (GD).
Laboratório de Pesquisa em Química (LPQ-FACEDI), Curso de Licenciatura em Química, Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), Universidade Estadual do Ceará (UECE).Introdução
A discussão sobre o uso de combustíveis denominados renováveis ocupa atualmente um lugar de destaque no cenário internacional. A proeminente escassez do petróleo tem impulsionado grandes investimentos nas pesquisas e desenvolvimento de biocombustíveis como uma alternativa ao uso desses. Nesse aspecto, os óleos vegetais têm atraído a atenção como fonte renovável em potencial paraprodução de biodiesel como combustível alternativo ao diesel do petróleo (Costa Neto et al., 2000; Ramos et al., 2003; Macedo e Macedo, 2004).
O biodiesel é um combustível renovável formado por monoésteres de ácidos graxos não tóxicos e biodegradáveis, sendo uma alternativa ao petrodiesel, apresentando vantagens ambientais, econômicas e sociais (Ramos et al., 2003). O biodiesel reduzsignificativamente a emissão de gases, como partículas de carbono e monóxido de carbono (Felizardo, 2003); possibilita a redução de importações.
Tendo em mente esta problemática e sua importante relevância no cenário atual, observamos que a escola possui um importante papel na articulação de conhecimentos científicos que possibilitem ao sujeito autonomia e livre capacidade de escolha das tecnologiasapresentadas (Auler, 2003).
Além de contribuir diretamente para o desenvolvimento do protagonismo social da comunidade discente, a temática abordada se apresenta como uma alternativa de atividade prática a ser realizada nas aulas de Química Orgânica, pois possibilita a abordagem de temáticas como funções orgânicas, reações de transesterificações, além de discutir assuntos das demais áreas da química, comoas interações intermoleculares, métodos físicos de separação, propriedades específicas, entre outros.
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver a contextualização das aulas de química com temas atuais, bem como desenvolver mecanismos de atividades práticas que possibilitem maior aprendizagem da disciplina no ensino médio.
Metodologia
Das turmas de 3° ano da Escola de Ensino MédioMaria Iracema Uchôa Sales no município de Umirim - CE foram selecionados 20 alunos através de sorteio. Desses, 10 participaram de seminários sobre síntese de ésteres monoalquilados e de aulas práticas visando a obtenção dos mesmos, além de presenciar aulas teóricas sobre funções e reações orgânicas. Chamaremos este coletivo de Grupo 1. Os demais alunos participaram somente das aulas teóricas e oschamaremos de Grupo 2.
Na primeira etapa dos trabalhos foram realizados três seminários. O primeiro foi realizado em forma de palestra e destacou os procedimentos de segurança a serem adotados durante utilização do laboratório e teve duração de 45 minutos, sendo os 15 minutos finais de discussão e prática do que foi elencado. O segundo seminário abordou a temática reação de transesterificação comomeio de obtenção de ésteres monoalquilados. Teve duração de 30 minutos e foi transmitido em caráter expositivo com a utilização de mídias digitais. No último seminário expuseram-se as potencialidades oleíferas do Brasil e destacou-se a utilização da soja como matéria prima na produção de biocombustível, ressaltando suas principais características. Com a duração de 35 minutos, foi ministrado deforma expostitiva com alguns momentos de diálogos com os participantes.
Após a etapa de seminários foi iniciado o período de atividades experimentais objetivando a produção de biodiesel. Para isso, adicionou-se 3g de álcool metílico e 0,2g de base (KOH) em um balão de fundo redondo e deixou-se sob agitação por 15 minutos, à temperatura ambiente. Depois, adicionou-se 10g de óleo de soja,...
tracking img