Síntese carbonato de cálcio precipitado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
CURSO: QUÍMICA INDUSTRIAL

Síntese e Caracterização do Carbonato de Cálcio Precipitado

Vivian de Azevedo Estefânio

Vassouras 2006

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
CURSO: QUÍMICA INDUSTRIAL

Síntese e Caracterização do Carbonato de Cálcio Precipitado
Vivian de Azevedo Estefânio
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado á coordenação do Curso deQuímica Industrial da Universidade Severino Sombra para obtenção do grau de Bacharel em Química Industrial. Orientadora: Profª MSc. Maria Aparecida Carvalho Rangel.

Vassouras 2006

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
CURSO: QUÍMICA INDUSTRIAL

Vivian de Azevedo Estefânio

Síntese e Caracterização do Carbonato de Cálcio Precipitado
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado á coordenação doCurso de Química Industrial da Universidade Severino Sombra para obtenção do grau de Bacharel em Química Industrial. Orientadora: Profª MSc. Maria Aparecida Carvalho Rangel.

Aprovado em Dezembro de 2006, com média __________ Banca Examinadora

Prof ª MSc. Maria Aparecida Rangel __________________________ Prof ª Drªc Kátia Maria Piselt _______________________________ Prof. Irineu Vieira daSilva Júnior ___________________________

Vassouras 2006

Agradecimentos Primeiramente a Deus que me transmitiu segurança necessária para enfrentar meu caminho a seguir... Aos meus queridos pais, Rogério e Hozana, ao meu avô Nilo por estarem presentes em todos os momentos firmes e trêmulos e pelo esforço que fizeram para que eu pudesse realizar esse sonho. Aos meus irmãos pela compreensão,principalmente ao Rogerinho que me ajudou na conclusão desse trabalho. As minhas tias Solange, Dóra, ao padrinho Dininho, a minha Dinda, ao tio Olívio, tia Virinha, tia Renata, tia Sônia e tio Eduardo por me ajudarem nos momentos em que mais precisei e que sempre estiveram ao meu lado. Agradeço do fundo do coração a tia Marinéia, tio Marquinho, tia Corina, tio Luiz Antônio e minha avó que contribuírampara que eu chegasse até aqui. A Carlinha e aos seus pais, Solange e Fernando, que no momento em que mais precisei me acolheram com todo carinho. Aos meus eternos amigos, Cristiane, Carla, Samara, Rafaela, Gleisson e Abiatar por todos os momentos que passamos juntos nesses 4 anos de curso, onde nos conhecemos e fizemos belas amizades e por estarem ao meu lado nas horas mais difíceis sempre prontosa ajudar, não posso deixar de lembrar dos grupos de estudos, dos seminários, relatórios e provas que todos estavam sempre dispostos um ajudar ao outro. A professora Maria Aparecida, orientadora paciente e incansável, que nada deixou escapar e surpresa pelo convite me apoiou com todo carinho e dedicação na conclusão desse curso.

A todos os mestres em especial o Almir, Irineu Júnior, Miguel,Kátia e Marco Antônio, mestre implacáveis e determinados que sempre estavam prontos a ajudar e nos ensinar e com seus ensinamentos e hoje pude concluir o curso de Bacharel em Química Industrial. A empresa Quimvale (Química Industrial do Vale do Paraíba) pela oportunidade única de aprendizado e pelas informações fornecidas para a realização desse trabalho. A empresa CSN por fornecido a análise dedifração de raios-x para a realização da etapa final deste trabalho. Em geral a todos os meus familiares e amigos que de alguma contribuíram para essa vitória.

Obrigada!!!!

Resumo Carbonatos são sais inorgânicos ou seus respectivos minerais que apresentam na sua composição química o íon carbonato CO32-. O carbonato de cálcio ocorre naturalmente na forma da calcita e aragonita. A calcita éencontrada em rochas calcárias, osso e corais. O carbonato de cálcio precipitado (PCC) é obtido por processos químicos, a partir da calcinação do calcário, é utilizado em grande escala em vários segmentos industriais. Foram realizados neste trabalho a síntese e caracterização do carbonato de cálcio precipitado. A síntese envolveu o processo de calcinação do calcário para a formação do óxido de...
tracking img