Síndrome de down

Páginas: 18 (4313 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
SÍNDROME DE DOWN:
LIMITAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

RESUMO:

Síndrome de Down é uma alteração genética considerada deficiência intelectual. Ocasionada por um erro na distribuição do material genético que produz as alterações no desenvolvimento físico e mental. A doença foi descrita pela primeira vez pelo Lorde chamado J. Langdon Down, porém não identificou nem uma dezena dascaracterísticas da Síndrome. Somente em 1959 cientistas franceses incluindo Lejaine, descobriram o defeito na divisão dos cromossomos, no par 21, desvendando a origem da Síndrome de Down. Pessoas com Síndrome de Down apresentam um grupo de sinais bem evidentes que caracterizam a síndrome. O desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down depende largamente do contexto cultural oferecido, mais do que dacarga genética, é na interação social que se origina o desenvolvimento. A criança com Síndrome de Down tem seu rítimo mais lento, por isso da importância dos atendimentos de estimulação e o esforço da família na busca de avanços. O Atendimento Educacional Especializado decorre de uma nova concepção da Educação Especial, sustentada legalmente que funciona paralelo ao ensino escolar. Os processosde aprendizagem da leitura e da escrita por alunos com deficiência mental são semelhantes aos daqueles considerados normais. No ensino regular devem-se usar estratégias diferenciadas, focando as potencialidades do aluno, buscando avanços nas dificuldades dos mesmos.

Palavras-chave: Síndrome; Criança; Desenvolvimento.

1. INTRODUÇÃO

O presente estudo de pesquisa bibliográfica temcomo objetivo, identificar algumas dimensões da Síndrome de Down. Diferente do que a maioria das pessoas pensa, a Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma deficiência. Um erro na distribuição dos cromossomos no momento da concepção. A pesquisa tem o propósito verificar também as limitações decorrentes da síndrome, que comprometem seu desenvolvimento físico e cognitivo, pois são realmentecomprometimentos neurológicos e biológicos.

Uma educação pobre, sem significado, culturalmente vazia, sem estímulos constantes, tem mais a ver com o não desenvolvimento do Down do que a própria condição orgânica da alteração cromossomática. Se crescida em um ambiente afetuoso, rico em estímulos, onde se promove o convívio social possibilita a criança down avanços na busca pela sua autonomia,conquista de respeito e reconhecimento social.

Este trabalho aborda questões relacionadas à estimulação, e a importância dos pais estarem estendendo as atividades propostas pelos profissionais, em casa. O quanto antes iniciarem o trabalho de estimulação precoce, mais condições de avançar no desenvolvimento a criança Down terá.

Apresentará algumas informações sobre o que diz a ConstituiçãoFederal sobre a política de inclusão educacional. Com base nesse conhecimento, na perspectiva da educação inclusiva, pressupõe que todos os alunos devem participar das classes comuns da rede regular de ensino com igualdade, respeitando os ritimos e estilos de aprendizagem.

O reforço didático é obrigação da escola, não só para crianças Down, mas também para aquelas que sem diagnóstico de deficiênciaapresentam problemas de aprendizagem, com dificuldade de acompanhar a turma. Por fim, algumas sugestões e dicas serão abordadas no trabalho para dar suporte na prática do professores que tiverem alunos nessas condições.

2. DEFICIENCIA INTELECTUAL

O Ministério da Educação (MEC/SEEP) adotou o mesmo conceito de deficiência mental utilizado pela Associação Americana de Retardo Mental – AARM,que caracteriza o educando com deficiência mental como aquele que apresentar [...] incapacidade caracterizada por limitações significativas em ambos, funcionamento intelectual e comportamento adaptativo e está expresso nas habilidades sociais, conceituais e práticas. Originam-se antes dos 18 anos. (AAMR, 2002).

Portanto em 2006, durante a Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU), o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SÍNDROME DE DOWN
  • Sindrome de down
  • Síndrome de Down
  • Sindrome de Down
  • Síndrome de Down
  • Síndrome de Down
  • Sindrome de down
  • Síndrome de down

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!