São tome e principe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
História de São Tomé e Príncipe
As ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram desabitadas até 1470, quando os navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar as descobriram. Os portugueses colonizaram-na com cristãos-novos que tinham sido expulsos pela Inquisição. A cana-de-açúcar foi introduzida nas ilhas no século XV, mas a concorrência brasileira e as constantes rebeliões locais levarama cultura agrícola ao declínio no século XVII. Assim sendo, a decadência açucareira tornou as ilhas entrepostos de escravos para o Caribe e para o Brasil.
A escravatura e o Ciclo do Cacau
A agricultura só foi estimulada no arquipélago no século XIX, com o cultivo de cacau e café. Nesse período, as ilhas se figuraram dentre os maiores produtores mundiais de cacau. A escravatura foi abolida em1876, mas ao longo do século XX os portugueses mantiveram os trabalhadores rurais são-tomenses em degradantes condições de trabalho.
Durante muito tempo o Governador foi o comandante-chefe das forças armadas, até que, com a luta armada nos outros territórios sob a sua dominação, se criou um Comando Independente. Fora da sua alçada, encontrava-se a Direção-Geral de Segurança
Em 1951 o territórioadquiriu o estatuto de Província Ultramarina portuguesa, sendo feito um esforço de desenvolvimento na agricultura, vias de comunicação e da educação.

Geografia de São Tomé e Príncipe |


As ilhas de São Tomé e do Príncipe ficam situadas a cerca de 300 km da costa Ocidental de África, sendo atravessadas pelo Equador.Junto ao extremo sul de São Tomé fica o Ilhéu das Rolas onde há um marcogeográfico indicando o local exato da passagem da Linha do Equador.A capital do arquipélago é a cidade de São Tomé e tem uma população estimada em 133.600 habitantes (2004) numa área de 859 km².A Ilha do Príncipe, cuja capital é Santo António - é a ilha menor, com uma área de 142 km² e uma população estimada em 5.400 habitantes (2004). Desde 29 de Abril de 1995 que a ilha do Príncipe constitui umaregião autônomaLínguaA língua oficial é o Português (falado por 95% da população). Contudo há outras 3 línguas faladas no país (crioulos de base lexical Portuguesa): Forro (85%), Angolar (3%) e Principense (0.1%). O Francês é ensinado nas escolas (uma vez que o país é um membro da Francofonia).   |
Sobre São Tomé e Príncipe => | Clima |
O clima é tropical e úmido, onde as temperaturas variamentre 21ºC e 27ºC com frequentes precipitações sobre tudo no sul da ilha de S. Tomé e no Príncipe. Verificam-se somente duas estações climáticas; seca que ocorre entre os meses de Junho a Agosto localmente conhecida por gravana e a estação da chuva que ocorre nos restantes dos meses. Ao longo do ano, ocorrem 1760 horas de sol descendo para 1300 horas entre 500 a 1000 metros de altitude.
A suaorografia montanhosa proporciona vários micro-climas. As zonas mais elevadas têm uma grande pluviosidade podendo atingir 7.000 mm por ano, enquanto que as zonas baixas (Norte e Nordeste) registram menos chuvas sendo genericamente inferior aos 1.000 mm por ano. |
Meio Ambiente

Em S.Tomé e Príncipe mais de 30 000 pessoas vivem da pesca artesanal e mais de 80% da a população utilizam as praias para olazer. Hoje uma grande parte da nossa costa está degradada ou já apresenta sinais de degradação devido extração abusiva da areia.
A desflorestamento derivada de abate incontrolado de árvores (destruição das plantas endêmicas a matança e consumo de espécies animais em vias de extinção) põe em perigo a fauna e flora e consequentemente o equilíbrio ecológico. Perante todas estas constatações, eapesar de numerosos esforços desenvolvidos pelo governo, pela sociedade civil e os diferentes parceiros do desenvolvimento em beneficio do ambiente, verificamos que inúmeros problemas perduram e que as comunidades rurais, os profissionais e uma boa parte da população continua pouco sensível às desastrosas consequências das ações humanas sobre a natureza.

As constatações a cima referidas têm...
tracking img