Rá njnfdjds

280 palavras 2 páginas
Introdução
A grande diferença entre renascimento e iluminismo consiste na binômia, e contem diversos movimentos, nele vimos o rompimento com os valores medievais e a retomada do classicismo grego, na arte, a própria reforma em termos religiosos, e claro que o iluminismo pode ser incluído nesse movimento, pois teve inicio com a retomada dos estudos das obras aristotélicas, traduzidas dos exemplares salvos pelos muçulmanos. O iluminismo é considerado continuação do renascimento, pois, ambos lutavam a favor da prosperidade, felicidade, humanidade e liberdade. Os dois movimentos foram organizados por filósofos, pensadores e estudiosos. É os dois também lutavam para acabar com o sistema político imposto na época. Ex: no iluminismo, os filósofos e estudiosos lutavam para acabar com o domínio da igreja, poder ilimitado do déspota e as práticas comerciais da época (características do absolutismo).
Renascimento: surgiu no séc. XIV e XV principais representantes são: Donatello, Rafael e Michelangelo e Leonardo da Vinci, é (como o nome diz) o renascer das artes greco-romanas. Com isso abre-se espaço para o desenvolvimento e uma primeira ruptura dos costumes medievais (Como Leonardo da Vinci que teve várias invenções condenadas pela Igreja)
O Iluminismo foi um movimento literário surgido no séc. XVIII conhecido como o século das Luzes já que foi a partir daí que houve de fato espaço para o desenvolvimento da filosofia, tecnologia e as artes no geral (pensamentos iluministas como o de Voltaire, Rousseau, Maquiavel, etc.). Nesse período acredita-se apenas no científico e o que pode ser provado, ou seja, as crenças tem menos espaço justamente por serem dogmas (não tem como contestar, questão de fé).

Relacionados