ryryty

1100 palavras 5 páginas
hggggujtrgujrtfhgvhghjfggggggggggggggggggggggggggggggggggggg- gggggggggggggggggbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbdddddddddaaaaaa- aaaaaaaaggggrrrrrrrrrrrgfO carbono é um elemento químico do grupo 14 (não-metais) que pertence ao segundo período da tabela periódica.

O carbono é onipresente na natureza. É um constituinte essencial de toda a matéria viva, como proteínas, carboidratos e gorduras. A Química Orgânica se dedica ao estudo da química dos compostos de carbono. O dióxido de carbono é fundamental na fotossíntese e é liberado na respiração. Compostos de carbono produzidos em larga escala incluem o negro fumo, coque, grafita, carbonatos, dióxido de carbono, monóxido de carbono (como gás combustível), uréia, carbeto de cálcio, cianamida de cálcio e dissulfeto de carbono. Há um grande interesse em torno de compostos organometálicos, carbonilas e complexos com ligações π.

O carvão ativado é fabricado aquecendo-se ou oxidando-se quimicamente a serragem ou a turfa. O carvão ativado tem uma enorme área superficial, sendo usado para alvejar o açúcar e muitos produtos químicos. É também usado como absorvedor de gases venenosos em máscaras contra gases, como filtro no tratamento de águas residuais e como catalisador em algumas reações.

O negro de fumo (fuligem) é empregado na indústria da borracha, mais especificamente na fabricação de pneus. Outro uso importante é na obtenção de tintas para impressão.

O coque é de grande importância na metalurgia do ferro e de muitos outros metais. A destilação do carvão também constitui uma importante fonte de compostos orgânicos.

O diamante também é constituído de carbono. Os diamantes maiores são lapidados para jóias e seu tamanho é medido em quilates (1g = 5 quilates). Cerca de 30% da produção é utilizada em joalherias e 70% para fins industriais diversos, principalmente na fabricação de brocas ou abrasivos para corte e polimento, pois o diamante é muito duro. É economicamente viável produzir sinteticamente pequenos

Relacionados