rxplicando a osmose

410 palavras 2 páginas
Diferente da difusão a osmose nao e a passagem de soluto mas sim de solvente através da membrana semipermeável, o solvente difunde-se da região de menor concentração para a de maior concentração.
Para entender melhor este processo e importante falar sobre o ambiente onde se encontra a célula que pode ser hipotônico ou hipertônico e ate mesmo isotônico.
Meio hipertonico e quando comparando dos meios distintos a concentração de soluto de um e maior do que a concentração do outro, sendo o meio com maior concentração o meio hipertônico em relação ao de menor concentração, como por exemplo o meio intra-celular e extra-celular, suponhamos que o meio extra-celular esteja com uma maior concentração de um soluto qualquero o meio extra-celular vai ser denominado hipertônico.
Meio hipotonico
Tomando o mesmo exemplo anterior, se o meio extra-celular detêm uma maior concentração de soluto ele e denominado hipertônico, logo o meio intra-celular por estar com uma concentração menor será denominado de hipotônico.
Meio isotônico e quando os dois meios se encontram com uma quantidade igualada de soluto.
Sendo assim, agora fica mais fácil entender o que é OSMOSE, e o fenomeno que tende igualar a quantidade de solvente baseado na quantidade de soluto entre dois meios. O que vai provocar mudanças morfológicas no estado da célula.
Se tratando de uma célula animal, que possui uma membrana mais fina, permeável , se a célula for colocada no meio hipertônico em relação ao seu ambiente intra-celular, o solvente interno tende a sair para o meio extra-celular, este processo e denominado de osmose, tornando assim a célula murcha. Caso a célula esteja em um meio hipotônico em relação ao seu meio intracelular o liquido do meio extra-celular tende a entrar na célula, podendo provocar uma lise celular. Se o meio for isotônico nada acontece. Já a celula vegetal, por possuir parede celular o fenomeno se da de forma diferenciada, devido a rigidez da parede celular ,neste caso se a

Relacionados