Ruy ohtake

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio Grande do Sul História da Arquitetura e da Arte III Greice L. Machado Turma A

Alternativa 1 A Contemporaneidade de Ruy Ohtake: optei por fazer o trabalho sobre esse arquiteto pois já tive contato com algumas de suas obras e biografia em trabalho feito anteriormente e acho as características arquitetônicas dele bastante interessantes. Também admiro a preocupaçãosocial que geralmente está incluída em seus projetos.

O ARQUITETO

Biografia: Ruy Ohtake, filho da artista plástica Tomie Ohtake, nasceu em São Paulo em 1938
e formou-se em arquitetura pela Universidade de São Paulo em 1960. É reconhecido tanto no cenário nacional, como no internacional, e sua obra tem sido referência, além de motivo de estudos e análises para trabalhos de graduação epós-graduação de estudantes brasileiros e europeus. Foi vencedor de diversos concursos de arquitetura, além de receber importantes prêmios, que se constituem em um reconhecimento de suas propostas, valorizando a arquitetura e a cultura nacionais. A preocupação com as questões urbanas e sociais estão geralmente presentes em seus projetos.

Características: o gosto por curvas e cores (principalmenteamarelo-gema, verde-ácido,
vermelho, roxo ou azulão), não gosta de simetria e despreza “arquitetura branquela” com cores tímidas e medrosas. São também características de Ruy Ohtake a exuberância criativa, a vontade de inovar, acreditando na contemporaneidade, como fator artístico, arquitetônico e

urbano. As maiores influências no trabalho de Ohtake são Niemeyer, “pela liberdade de criação”, eVilanova Artigas (1915-1985), “pela preocupação ética e discussões políticas”.

AS OBRAS

Conjunto Habitacional de Heliópolis

Em 2008, a Prefeitura do Município de São Paulo convidou o arquiteto Ruy Ohtake para o desafio de projetar edifícios residenciais de interesse social. O arquiteto se utilizou da forma circular (o gosto pelas curvas é uma de suas principais características) e desenhouquatro apartamentos por andar, de 49m², com dois dormitórios. A sala se abre na fachada com largura de 6,50m e possui amplas visuais para fora. Uma só parede concentra as intalações hidráulicas. O uso das cores, outra grande característica do arquiteto, também é marcante. Ruy Ohtake conseguiu criar uma nova configuração de favela, não mais aquela com as casas grudadas uma ao lado da outra, mas comedifícios separados, circulares e que valorizassem as visuais. Escolhi essa obra por alguns motivos. Primeiro, pela forma curiosa que tudo começou: o projeto surgiu depois de uma entrevista que ele concedeu a uma revista. Perguntaram o que o arquiteto considerava mais feio na cidade. Resposta: a diferença entre os bairros pobres e ricos. Pediram que desse nome aos bois, Ohtake citou dois lugaresantagônicos que lhe vieram à cabeça, o Morumbi e a favela de Heliópolis. Bastou. A revista publicou em letras garrafais que Ruy Ohtake achava Heliópolis horrível. Poucos dias depois, tocou seu telefone. Era um líder comunitário da favela: “Seu Ruy, dava pro senhor nos ajudar a deixar Heliópolis menos feia?”. Segundo: porque é um projeto que tem uma grande procupação social por trás e terceiro: esseprojeto conseguiu revitalizar a favela de Heliópolis, deixando-a não mais com o aspecto de pobreza.

Centro Cultural O Menino e o Mar

Desenvolvido para a atriz e empresária Ruth Escobar, que preside a mantenedora da entidade, o centro cultural e educacional está localizado na praia do Ubatumirim, município de Ubatuba, SP (projeto de 1998). Seu objetivo é complementar a educação formal de cerca decem crianças e jovens carentes daquela região, com cursos profissionalizantes e programação artístico-cultural. “O projeto procura contribuir para que crianças hoje excluídas amanhã se tornem cidadãos, com dignidade”, observa Ohtake. O plano de ocupação definido pelo arquiteto caracteriza-se pelo eixo central que, partindo do acesso, é interrompido no meio de seu traçado por uma arena...
tracking img