Ruy ohtaka

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO



Ruy Ohtake, um dos arquitetos mais reconhecidos em nosso país e fora dele também, pois tem uma personalidade própria de fazer suas obras, é admirado não só por pessoas leigas, como também por vários Grandes Arquitetos.
Uma de suas grandes obras aqui no Pais é o Hotel Unique, onde neste trabalho, será analisado desde sua Forma estrutural, até sua forma conceitual.
Aarquitetura do Hotel Unique é realmente única, também são únicos muitos dos elementos desenhados, projetados e construídos com engenhosidade para esta obra.
Das fachadas revestidas com lâminas de cobre ao túnel translúcido que conduz à cobertura e às soluções de fechamentos de vãos de portas e janelas, tudo no Unique tem personalidade própria.2 O ARQUITETO RUY OHTAKE
Nasceu em São Paulo em 1938. Formou-se em arquitetura pela Universidade de São Paulo em 1960.
Filho primogênito da artista plástica Tomie Ohtake e do agrônomo Alberto Ohtake (falecido em 1961).
É reconhecido tanto no cenário nacional, como no internacional, como um dos proeminentes arquitetos, cuja obra tem sido referência, além do motivo de estudos eanálises para trabalhos de graduação e pós-graduação de estudantes brasileiros e europeus.
Ruy Ohtake foi casado com a atriz Célia Helena, falecida em 1997, com a qual teve sua primeira filha, Elisa, atriz. Depois, se casou com a arquiteta Sílvia Vaz e teve seu segundo filho, Rodrigo, também arquiteto.
No ano de 1999, Ohtake foi convidado para fazer parte do 20.º Congresso da União Internacional deArquitetos, em Pequim, ao lado de Jean Nouvel e Tadao Ando. De acordo com Oscar Niemeyer, Ohtake é um dos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira.
São suas características, a exuberância criativa, a vontade de inovar, acreditando na contemporaneidade, como fator artístico, arquitetônico e urbano, com esse amor pelas curvas, pela criatividade, pelo espetáculo arquitetural que o faz umdos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira.
Assim como ele mesmo diz, desde o início introduziu em suas obras esse prazer pelas curvas, uma relação um pouco aberta entre a forma e a estrutura.
Para Ruy, todos nós nascemos arquitetos, desde um animal que constrói a sua casa para se refugiar se adaptando a sua forma de sobrevivência, até nós humanos, que construímos também paraser admirada.
Sua decisão pela arquitetura foi definitiva, quando tinha entre 15 a 16 anos, pois foi neste período que ele começou a entender sobre os aspectos de urbanização, e de como o ser humano precisava da Arquitetura, para ter uma melhor qualidade de vida.
O arquiteto trabalha 8 horas por dias, como ele mesmo definiu, no seu roteiro de trabalho, Ruy pensa 4 horas no projeto e desenha 4horas, onde em seu escritório não só trabalha na área de projetos de prédios ou casas, mas também na área do design de mobiliário.
A presença de sua obra no espaço urbano é marcante, podendo ser facilmente reconhecida. Consequentemente, ela é apreciada não só por arquitetos, professores e intelectuais, mas por pessoas das mais diferentes origens e formações.
As questões urbanas e sociais estãopresentes em preocupações e formulações de projetos. Sua trajetória inclui vários trabalhos com esse enfoque.
Foi vencedor de diversos concursos de arquitetura, além de receber importantes prêmios, que se constituem em um reconhecimento de suas propostas,valorizando a arquitetura e a cultura nacionais, manifestações que se tornaram muito significativas nos últimos 50 anos.
Sobre suas obras forameditados livros e ensaios, com textos elaborados por estudiosos, críticos e historiadores e professores de arquitetura, além de jornalistas especializados no cotidiano urbano.





2.1 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Ruy gosta de trabalhar com Curvas, pois para ele a forma é o mais importante, a estrutura se encaixe de acordo com a forma, sua arquitetura traz uma presença marcante para o espaço...
tracking img