Russia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A embalagem se tornou item fundamental da vida de qualquer pessoa e principalmente das atividades de qualquer empresa.
O desenvolvimento da embalagem, acompanhou o desenvolvimento humano, da necessidade inicial do homem de armazenar água e alimentos em algum recipiente, visando à sobrevivência própria, até o início das atividades comerciais, e disseminação do uso das embalagens.
Atualmenteestão presentes em todos os produtos, com formas variadas, e funções variadas, sempre com a evolução das tecnologias utilizadas, que as tornam cada vez mais eficientes e estratégicas.
Para a logística, a embalagem é item de fundamental importância, possui relacionamento em todas as áreas e é essencial para atingir o objetivo logístico de disponibilizar as mercadorias no tempo certo, nas condiçõesadequadas ao menor custo possível, principalmente na distribuição internacional.
Dependendo do foco em que está sendo analisado, o conceito de embalagem pode variar. Para um profissional da área de distribuição, por exemplo, a embalagem pode ser classificada como uma forma de proteger o produto durante sua movimentação. Enquanto que para um profissional de marketing a embalagem é muito mais uma formade apresentar o produto, visando atrair os clientes e aumentar as vendas, do que uma forma de protegê-lo.
Nosso foco vai ser do ponto de vista do armazém e para isso contamos com a ajuda do Rafael (almoxarife de uma empresa do ramo de comunicação) que destacou: “O armazenamento em embalagem correta é mais do que essencial para a conservação do produto”.
Quanto à classificação, a maisreferenciada é a que classifica de acordo com as funções em primária, secundária, terciária, quartenária e de quinto nível.
Primária é a embalagem que está em contato com o produto que o contém. Por exemplo, um vidro de pepino.
Secundária é aquela que protege a embalagem primária. Exemplo um papelão com unidades de caixa de leite envolvidas num plástico.
Terciária são as caixas de madeira, papelão,plástico.
Quartenária são as embalagens que facilitam a movimentação e a armazenagem. Por exemplo, o contêiner.
Quinto nível é a embalagem conteinerizada, ou embalagens especiais para envio a longa distância.
As principais funções da embalagem são: contenção, proteção e comunicação.
A contenção refere-se à função de conter o produto, de servir como receptáculo, por exemplo, quando ocorre do produtovazar da embalagem, esta função não foi cumprida. O grau de eficiência da embalagem nesta função depende das características do produto. Uma mercadoria perigosa, inflamável, deve sempre ter 100% de eficiência, realizando o investimento necessário para tal. Enquanto que um fabricante de um material de menor valor, como sal, por exemplo, pode permitir-se utilizar uma embalagem com menor grau deeficiência nesta função, o mesmo ocorre com relação à função de proteção.
A função de proteção, possibilita o manuseio do produto até o consumo final, sem que ocorra danos na embalagem, e/ou produto. Também com relação a esta função, deve-se estabelecer o grau desejado de proteção ao produto.
Alguns dos principais riscos aos quais a embalagem está submetida são: choques, aceleração, temperatura,vibração, compressão, oxidação, perfuração, esmagamento, entre outros.
No que toca esse assunto, disse-nos o Rafael: “Precisamos de uma embalagem de papelão bem forte e ainda materiais de suporte como o isopor para se evitar quebras de componentes”.
E a função de comunicação é a que permite levar a informação, utilizando ferramentas, como símbolos, impressões, cores. Nas embalagens primárias, estafunção ocorre diretamente com os consumidores finais, trazendo informações sobre a marca e produto. E nas embalagens ditas industriais, relacionadas à logística, a comunicação ocorre na medida em que impressões de códigos de barra nas embalagens, marcações, cores ou símbolos permitam a localização e identificação de forma facilitada nos processos logísticos de armazenagem, estoque, separação...
tracking img