Russia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EDUCACIONAL ANHANGUERA DE OSASCO

Curso: Tecnologia em gestão ambiental.

Disciplina: Monitoramento e tratamento de resíduos sólidos.

Adriano Bastos Oliveira RA 2547453704

Ivanice Pereira Nunes Dias RA 2505003073

José Carlos Gomes RA 2504101922

Rodrigo Silva RA 1190418373

Sérgio Aparecido Dias RA 2505002019

Aline dos Santos Nascimento RA 2543444997

Título:Compostagem.

Professora: Heloisa Martins Jorge.










Osasco
09/04/2011























Compostagem.

























SUMÀRIO
1. Apresentação
2. O que é compostagem?
3. Histórico da compostagem no Brasil.
4. Processo de compostagem
5. Compostagem orgânica na plantação de café.
6. Compostagem dentro de casa.
7.Como criar uma composteira.
8. Resíduos orgânicos como fonte de matéria prima.
9. Biogás
10. A utilização do biogás.
11. Considerações finais.






















1. Apresentação.

O conteúdo a seguir trata sobre compostagem, uma técnica usada para transformar resíduos orgânicos de origem vegetal e animal em adubo para o uso agrícola. O objetivo do texto é trazer asmais diversas formas de compostagem em uma linguagem simples e de fácil entendimento.

2. O que é Compostagem?

Compostagem, segundo o Manual de Gerenciamento Integrado - Lixo Municipal - IPT/CEMPRE, é o nome dado ao processo biológico de decomposição da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal. Ou seja, é o ato de utilizar e controlar matérias orgânicas em decomposição coma finalidade de acelerar o processo criando um composto rico em nutrientes para o uso agrícola que pode ser aplicado ao solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente.
Temos como exemplo de compostagem o lodo de esgoto, um material agronomicamente interessante para aplicação no solo, pois a concentração de nitrogênio e fósforo, por ser mais acentuada em algunscasos, chega a suprir totalmente as exigências de algumas culturas. Ao se decompor, a matéria orgânica tende a transformar-se em uma substância mais estável, conhecida por húmus, substância homogênea, de odor mais suave e de cor escura. Uma das principais funções do húmus é modificar as propriedades físicas do solo, aumentando a capacidade de retenção de água e nutrientes, melhorando a estrutura e aaeração. Além disso, a presença de húmus no solo pode aumentar o aproveitamento dos fertilizantes minerais aplicados.

É antiga a frase: o húmus torna leves os solos pesados e torna pesados os solos leves. Isto quer dizer que a matéria orgânica humificada, ou seja, aquela que não tem mais características de restos vegetais e animais que lhe deram origem torna maispermeável os terrenos argilosos e menos soltos os arenosos. (MALAVOLTA, 2000).





3. Histórico da compostagem no Brasil.

O primeiro sistema de compostagem implantado no Brasil foi o Beccari, adotado em mais de 20 cidades e representou um grande avanço no sistema de tratamento de lixo.
A cidade de São Paulo opera com duas usinas de compostagem a Usina de compostagem de São Mateus,inaugurada em 1970 e a usina de Compostagem de Vila Leopoldina, inaugurada em 1974, ambas processam, aproximadamente, 1600 toneladas por dia de resíduo sólido domiciliar.
A Usina de Vila Leopoldina, depois de reclamações dos moradores que foram morar ao seu entorno, deixou de processar as leiras (empilhamentos necessários utilizados no processo de compostagem.), devido a uma ação do ministério público ausina produz apenas o pré-composto, que é um material tratado e que teve início de decomposição, com umidade e condições de prosseguir sua degradação biológica.

[pic]
Vista aérea da Usina de Vila Leopoldina

4. Processo de compostagem.

Quando se faz o processo de compostagem corretamente temos que misturar a matéria orgânica com um aditivo que acelere o processo de decomposição da...
tracking img