Russia pré-revolucionaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Rússia Pré-Revolucionária: Estrutura Socioeconômica
Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, da Rússia possuída da maior população da Europa (174 milhões) e também os maiores problemas: os camponeses reclamavam terra de o operariado vivida em precárias condições, agitando-se freqüentemente, no que era estimulado pelos partidos clandestinos de oposição. Nas províncias, na população não-russa, osproblemas sociais misturavam-se aos nacionais.
A Questão Agrária
Os laços servis na Rússia começa¬ram da se fortalecer exatamente no mo¬mento em que no Ocidente europeu o feudalismo iniciou sua decadência. O reforço da servidão foi correspondido ao nível político pela centralização do Estado, desde o final do século XVI: da partir de 1580 da legislação de Ivan IV proibida o camponês de abandonarda terra do senhor.
A servidão feudal se superpôs a uma estrutura comunitária existente anteriormente: o mir. O mir era a comunidade aldeã em que não existiam diferenças sociais, sendo a terra partilhada anualmente entre os seus integrantes, que a possuíam coletivamente. A comunidade aldeã mantinha firmes laços de solidariedade, sendo ao mesmo tempo a célula econômica e social básica docampesinato.
No século XIX, a tendência foi no sentido do desenvolvimento de relações capitalistas, que levaram a crescente diferenciação social dentro do campesinato, tornando-se a servidão um entrave ao desenvolvimento daquelas relações. Tal situação explica a progressiva diminuição da oposição da nobreza a reformas na agricultura e a uma possível emancipação dos servos.
Em 1861 aboliu-se a servidão ese deu ao camponês a propriedade da terra em que construíra sua casa.
A reforma acentuou a crise social, uma vez que a organização social baseada no mir foi rompida. A reforma de 1861 transformou o mir em uma célula administrativa, pois a comunidade era coletivamente responsável pelo pagamento da dívida ao Estado: este assumira o pagamento das indenizações aos senhores da nobreza. Ao mesmo tempo,aumentava a compra e venda de terras por elementos urbanos ou por camponeses enriquecidos saídos da própria comunidade aldeã - eram os kulaks, burguesia rural dona de terras mais vastas.
Uma boa parte da nobreza rural não se adaptou à "conversão para uma produção de mercado": Nos Zemstvos, assembléias provinciais, os representantes da nobreza constituíam opositores moderados do governo:protestavam contra a política de elevação das tarifas alfandegárias destinada a favorecer a industrialização, mas que não beneficiava a agricultura; mostravam-se também favoráveis a instituição de uma Monarquia constitucional. A questão agrária agravou-se com as reformas empreendidas pelo Ministro Stolypin, a partir de 1906, autorizando os camponeses a se retirar da comunidade com sua parcela de terra e aprocurar fortuna com o auxílio do Banco Camponês. Isto só favoreceu os "kulaks", pois no mir procedeu-se à partilha definitiva. Desaparecendo a solidariedade aldeã, os camponeses mais pobres viram-se obrigados a vender seu lote para enfrentar o risco. Criou-se, dessa maneira, um fosso no mundo rural entre o campesinato pobre e sem terra e a burguesia rural, cada vez mais rica.
A Questão OperáriaA partir do final do século XIX iniciou-se o processo de industrialização russa. Tal industrialização era de caráter dependente dos capitais estrangeiros. A produção era voltada para a exportação. Foi favorecida pela enorme oferta de mão-de-obra gerada pelo êxodo rural e se circunscreveu geograficamente aos grandes centros urbanos, Moscou e Petrogrado, e à Legião do Don, destacando-se seualto grau de concentração. As empresas Tussas eram comparáveis em complexidade às grandes empresas industriais norte-americanas e alemãs: trustes e holdings.
Essas condições tiveram conseqüências sociais importantes: o proletariado, ainda que em número reduzido, apesar do evidente crescimento numérico, concentrou-se em algumas cidades. Embora fosse de origem camponesa, logo se desligou do campo,...
tracking img