Ruralidade e urbanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Meio Rural- São Regiões onde desenvolvem-se atividades agrícolas e pecuárias (Atividades Primárias em geral) sem grande concentração de pessoas e sem grande alteração antrópica na paisagem.Historicamente o mundo rural definia-se segundo os seguintes aspectos:
Uma função principal: a produção de alimentos;
Uma actividade económica dominante: a agricultura;
Um grupo social de referência: afamília camponesa, com modos de vida, valores e comportamentos próprios;
Um tipo de paisagem que reflecte a conquista de equilíbrios entre as características naturais e o tipo de actividades humanasdesenvolvidas.Este mundo rural secular estava claramente em oposição ao mundo urbano. Esta oposição era encarada como “natural”, campo e cidade eram complementares emantinham aparentemente umrelacionamento estável, marcado pelo equilíbrio e harmonia de conjunto.

Meio Urbano- São Regiões onde desenvolvem-se atividades secundárias e terciárias tais como nos setores indústrias e o comércio, commaior concentração de pessoas e grande alteração antrópica na paisagem, o que pode levar a uma série de problemas como impermeabilização do solo, poluição atmosférica.


O meio rural prevalece anatureza, o ar puro, logo é um ambiente muito mais saudável para nós. Ao contrário, as cidades têm um gigantesco índice de poluição correspondente ao imenso número de tráfego rodoviário e os resíduosindustriais.
No meio rural, as indústrias funcionam no suporte da agricultura e da criação de gado, as cidades funcionam com indústrias de todo o tipo e espécie, que pudemos descrever como, indústriatêxtil, indústria automóvel, indústria informática, e as indústrias que funcionam com a matéria-prima fornecida pelo campo entre outros.
A revolução industrial iniciada no século XVIII veio alterar asituação anterior. Asociedade rural sofreu um processo de transformação de uma sociedade pluriactiva e multifuncional num espaço social agrícola, económica e socialmente desintegrado.Ao transferir...
tracking img