Rup - design e arquitetura de software orientada a objeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Paulista








ALLAN UEDA FERNANDES
CALEB DA SILVA SANTANA
JHONATAS DE OLIVEIRA
JUAREZ OLÍMPIO









RUP



MBA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE WEB


DESIGN E ARQUITETURA DE SOFTWARE ORIENTADA A OBJETO









São Paulo
2012 
1 Metodologia UML
A UML (Unified Modeling Language) é a tentativa de padronização da modelagem orientada aobjetos, independente do tipo de sistema podendo ser modelada corretamente, com consistência, de fácil comunicação e simples de ser atualizado. Como há muitas metodologias de modelagem orientada a objetos, a UML surgiu para por um fim nessa fase polêmica dos desenvolvedores, trazendo as melhores ideias de cada linguagem.
Para Booch, Rumbaugh e Jacobson (2000), UML não é uma metodologia, mas sim umalinguagem de modelagem, uma notação gráfica utilizada por métodos para desenhar projetos.
1.1 Objetivos da UML
De acordo com Booch, Rumbaugh e Jacobson (2000), os objetivos da UML são:
• A modelagem de sistemas (não apenas de software) usando os conceitos da orientação a objetos;
• Estabelecer uma união fazendo com que métodos conceituais sejam também executáveis;
• Criar uma linguagem demodelagem que possa ser usada tanto pelo homem quanto pela máquina.
1.2 Ciclo de desenvolvimento
As fases do desenvolvimento de sistemas de software utilizando UML são: análise de requisitos, análise, design (projeto), programação e testes (BOOCH, RUMBAUGH, JACOBSON (2000)). Não necessariamente as fases descritas precisam ser executadas nessa ordem.
• Análise de requisitos: fase onde as necessidadese intenções dos usuários são recolhidas e são desenvolvidas através do uso de funções use cases.
• Análise: fase onde são feitas as primeiras abstrações (classes e objetos) e mecanismos que estarão presente no domínio do problema.
• Design (projeto): fase onde o resultado da análise é expandido em soluções técnicas. Novas classes são adicionadas para prover uma infraestrutura técnica (ainterface do usuário e de periféricos, gerenciamento de banco de dados, comunicação com outros sistemas, dentre outros).
• Programação: fase onde as classes definidas no design são convertidas para código da linguagem orientada a objetos.
• Testes: fase onde os testes de unidade, integração e aceitação, são feitos. Testes de unidades são para as classes, individuais ou em grupo, geralmente testadospelo programador. Testes de integração são aplicados usando classes componentes integrados. Testes de aceitação verificam se o sistema está funcionando como o especificado nos diagramas use cases e o sistema é testado pelo usuário final.
1.3 Diagramas
Booch, Rumbaugh e Jacobson (2000) descrevem os diagramas utilizados pela UML a seguir:
Diagrama de use case: Técnica utilizada para definir osrequisitos funcionais do sistema e são representados por: atores, use cases e relacionamentos entre estes elementos. Os atores são entidades externas (usuário, hardware ou outro sistema) que interagem com o sistema modelado. Os use cases representam uma sequencia de ações executadas pelo sistema que recebe, do ator, dados já conhecidos pelo sistema.
Modelos estáticos
Diagrama de classes: diagramasque demonstram a estrutura estática das classes de um sistema. As classes podem se relacionar através da associação (conectadas entre si), dependência (uma classe depende de outra classe), especialização (uma classe é uma especialização de outra classe) ou em pacotes (classes agrupadas por características similares).
Diagrama de objetos: se comporta quase da mesma forma que o diagrama de classes.A diferença é que o diagrama de objetos mostra os objetos instanciados das classes. O diagrama de objetos é como se fosse o perfil do sistema em um momento de sua execução e são muito uteis para exemplificar diagramas de classes mais complexos.
Modelos dinâmicos
Diagrama de estado: é um complemento para a descrição das classes. Este diagrama mostra todos os estados possíveis que objetos de uma...
tracking img