Ruosseau

10615 palavras 43 páginas
Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra no ano de 1712 e morreu no de 1778.

Dotado de excepcionais qualidades de inteligência e imaginação, foi ele um dos maiores escritores e filósofos do seu tempo. Em suas obras, defende a idéia da volta à natureza, a excelência natural do homem, a necessidade do contrato social para garantir os direitos da coletividade. Seu estilo, apaixonado e eloqüente, tornou-se um dos mais poderosos instrumentos de agitação e propaganda das idéias que haviam de constituir, mais tarde, o imenso cabedal teórico da Grande Revolução de 1789-93. Ao lado de Diderot, D’Alembert e tantos outros nomes insignes que elevaram, naquela época, o pensamento científico e literário da França, foi Rousseau um dos mais preciosos colaboradores do movimento enciclopedista. Das suas numerosas obras, podem citar-se, dentre as mais notáveis: Júlia ou A Nova Heloísa (1761), romance epistolar, cheio de grande sentimentalidade e amor à natureza; O Contrato Social (1762), onde a vida social é considerada sobre a base de um contrato em que cada contratante condiciona sua liberdade ao bem da comunidade, procurando proceder sempre de acordo com as aspirações da maioria; Emílio ou Da Educação (1762), romance filosófico, no qual, partindo do princípio de que “o homem é naturalmente bom” e má a educação dada pela sociedade, preconiza “uma educação negativa como a melhor, ou antes, como a única boa”; As Confissões, obra publicada após a morte do autor (1781-1788), e que é uma autobiografia sob todos os pontos-de-vista notável.

O Discurso, aqui editado, escrito em 1749, conquistou o prêmio da Academia de Dijon (1750), sobre o tema: “Se o restabelecimento das ciências e das artes contribuiu para purificar os costumes”.

--------------------------------------------------------------------------------

DISCURSO QUE CONQUISTOU O PRÊMIO DA ACADEMIA DE DIJON NO ANO DE 1750 SOBRE ESTA QUESTÃO: SE O RESTABELECIMENTO DAS CIÊNCIAS E DAS ARTES CONTRIBUIU PARA

Relacionados

  • CASO EXPLORADORES DE CAVERNA 1
    2092 palavras | 9 páginas
  • planejamento estratégico
    13627 palavras | 55 páginas
  • O desafio do Multiculturalismo
    103494 palavras | 414 páginas