rumnda

695 palavras 3 páginas
Disciplina: CCJ0001 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
DESCRIÇÃO DO PLANO DE ENSINO
Fundamentos das Ciências Sociais
PERFIL DO DOCENTE
Titulação: Formação em Ciências Sociais, sendo, preferencialmente, mestre e/ou doutor em Sociologia e Antropologia ou áreas afins, com artigos publicados e familiaridade em pesquisa científica.
Perfil do docente: por se tratar de uma disciplina de início de curso, o professor deverá possuir excelência acadêmica, ter competência comunicativa, bem como capacidade de interação e motivação. É essencial que possua competências didático-pedagógicas, conhecimento de técnicas metodológicas, bem como habilidade específica para lidar com as dificuldades e diversidades de condições acadêmicas inerentes ao aluno de início de curso, e que demonstre capacidade de comunicação e mobilização dos alunos. Espera-se que desenvolva estratégias pedagógicas que estimulem a participação dos alunos e contribuam para sua formação pessoal e profissional.
CONTEXTUALIZAÇÃO
A disciplina busca analisar os fundamentos para a compreensão da realidade social numa perspectiva crítica. Neste sentido, a prática pedagógica na sala de aula, a partir da metodologia do estudo de caso concreto, utiliza o discurso sócioantropológico como ferramenta para possibilitar ao aluno a compreensão e o debate dos vários processos sociais que dão origem à criação, à manutenção, à crise, à reprodução e inovação dos diversos fenômenos sociais e suas múltiplas relações. A disciplina, portanto, contribui para a construção pelo aluno de um olhar crítico-analítico ao longo de sua vida acadêmica e, posteriormente, em sua vida profissional.
EMENTA
- Fundamentos das Ciências Sociais e suas especificidades;
- Precursores e modelos clássicos de explicação sociológica;
- A contribuição da Antropologia e da Ciência Política para a compreensão dos fenômenos culturais e sociais;
- A atualidade das Ciências Sociais na análise da vida contemporânea, marcada pela globalização, exclusão

Relacionados