RUJBEOLA

2482 palavras 10 páginas
Introdução

Reiterando o propósito de apresentar ao público de nosso país, como profissionais da saúde e a população de modo geral, acerca de doenças infecciosas, e parasitárias, que apresentam como maior relevância para a população brasileira, como exemplo a Rubéola.
Essa, como outras são objeto de interesse da Vigilância Epidemiológica, onde as três esferas de atuação do SUS, e as redes de saúde suplementar e privada do país, já estão sendo preparadas para dar continuidade a fortalecer as iniciativas governamentais voltadas para prestar a devida atenção médica e preventiva aos indivíduos acometidos por esta doença.
A rubéola é uma doença exantemática aguda, de etiologia viral, que apresenta alta contagiosidade, existe sua forma mais grave, que pode causar malformações congênitas no inicio da gravidez.
Por esta razão com o propósito de somar esforços , veremos os avanços no que se refere á vigilância epidemiológica, do diagnóstico e tratamento desta doença transmissível de interesse para a saúde coletiva.

Patologia: O que é Rubéola?

É uma doença infecciosa causada por vírus ( classificado como um TOGAVÍRUS do gênero Rubivirus), que acomete crianças e adultos, embora esteja entre as que os médicos comumente denominam como próprias da infância. Trata-se de doença comumente benigna que cursa com febre “rash” (manchas tipo “urticária” na pele) que dura aproximadamente 3 dias e aumento de gânglios linfáticos(linfonodomegalias para os médicos e ínguas para os leigos).
Embora possa apresentar-se de forma “subclínica”(quando o paciente praticamente não sente nada). Pode tornar-se potencialmente grave quando acomete mulheres grávidas, pois pode causar mal-formações no feto, sobretudo quando contamina gestantes no primeiro trimestre.
Raramente pode ser causa de inflamação em articulações (artrite) em adultos. Outra designação que os médicos comumente usam para doenças virais que causam manchas na pele, como a rubéola é de virose exantemáticas(que

Relacionados