RUDÉ, George. A Europa no século XVIII: a aristocracia e o desafio burguês.Lisboa: Gradiva, 1988.( Capítulo 2 e 3).

1736 palavras 7 páginas
RUDÉ, George. A Europa no século XVIII: a aristocracia e o desafio burguês.Lisboa: Gradiva, 1988.( Capítulo 2 e 3).
2. A Terra e o campesinato:
Página 35: No século XIII a terra representava ainda a principal fonte de riqueza na Europa, e era dela que a maior parte dos europeus retirava os seus rendimentos. (...)Esta prepoderância da agricultura na economia das nações era, por conseguinte, um fator comum a todas elas; no entanto, os tipos e métodos de cultivo, o grau de complexidada de sua exploração, o sistema de arrendamento da terra, a situação social e as condições dos cultivadores variavam em grande escala de país para país e de uma parte da Europa pra outra.
Página 37: O autor considera que para o historiador politico e social e para o leitor comum , é mais proveitoso analisar de perto algumas características que opõem o Oeste da Europa, em vias de desenvolvimento, e o Este e Sul, estagnados ou em desenvolvimento mais lento. Em um sentido mais amplo todos os paises, enfrentaram um desafio semelhante resultante da revolução demográfica: como aumentar a produção de alimentos de modo a enfrentar a pressão sobre a terra e garantir a subsistência de uma população em crescimento. Os países responderam isto de diversas formas. A Rússia e a Espanha, com consideráveis extensões de terra, responderam alargando os métodos tradicionais a uma zona de cultivo mais ampla; outros como a Polônia e grande parte da Itália fracassaram e estagnaram; em contrapartida, o Oeste do Elba, a norte do Pó e dos Pirineus responderam adotando novos métodos agrícolas e culturas mais intensivas.
Página 39: (...) A essência dessa revolução não consistiu,como no caso da Revolução Industrial, na introdução da maquinaria, mas no recurso a uma mais flexível rotação de culturas, entre as quais incluia algumas outras inovações, como uma melhor rotação de culturas e arroteamento de terras. O obstáculo principal era o sistema open field-que dividia a terra em faixas diversas, cultivadas em

Relacionados