Rubra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sintomas da sífilis

A sífilis manifesta-se através do aparecimento de uma ferida dura e indolor no local da infecção, geralmente nos órgãos genitais. A primeira ferida sempre surge no local em que o corpo entrou em contato com a bactéria.

Outros sintomas da sífilis são:

ínguas;
dor de cabeça;
dor de garganta;
mal estar;
febre;
perda do apetite e
emagrecimento.
Na segunda fase da doença há apresença de pequenas feridas cor de rosa/púrpura pelo corpo, especialmente na palma das mãos e na sola dos pés.

Geralmente os sintomas da sífilis surgem entre 1 e 13 semanas após a contaminação.

Transmissão da sífilis

A transmissão da sífilis é feita através do contato com a ferida do indivíduo infectado, geralmente durante o contato íntimo, mas ela pode ser transmitida de mãe para filhodurante a gravidez.

Diagnóstico da sífilis

O diagnóstico da sífilis é feito através da observação das feridas e através do exame de sangue, que confirma a presença de anticorpos contra a doença (VDRL), que também é feito durante o pré natal.

Pode ser feita também uma raspagem das lesões e enviá-las para análise laboratorial. Os valores anormais de LCR e o aumento da celularidade dos linfócitos sãotambém indicativos de sífilis.

Tratamento para sífilis

O tratamento para a sífilis é feito com o uso de Penicilina em 1, 2 ou 3 doses, dependendo da gravidade e do tempo de contaminação com a doença. A penicilina é a forma mais eficaz de erradicar o Treponema nas mulheres grávidas e assim proteger o bebê contra a doença, e o tempo de tratamento varia conforme a gravidade do caso.

Sífilis temcura

Se o tratamento tiver sido feito corretamente o indivíduo pode ficar curado da sífilis em 6 meses, mas existem casos onde o tratamento pode perdurar por 2 anos ou mais, especialmente se o indivíduo não tomar os medicamentos corretamente.

Se a sífilis não for tratada ela pode levar a lesões cerebrais irreversíveis e consequentemente morte.

Para garantir a cura da sífilis deve-se refazer o examede VRDL após 6 meses do início do tratamento e somente se os valores encontrados no resultado forem muito menores, é que pode-se dizer que o indivíduo está curado da sífilis. Não é necessário que os valores de VRDL cheguem a zero para constatar a cura da sífilis.

Complicações da sífilis

Quando a doença não é imediatamente tratada, ela pode sofrer de períodos de remissão dos sintomas, parecendoque houve uma cura espontânea, pois a ferida desaparece. Mas, a doença volta a manifestar-se após algum tempo. Por isso, esta doença é subdividida em sífilis primária, secundária e terciária.

1. Sílis Primária

Quando a doença manifesta-se pela primeira vez, causando o aparecimento das lesões, geralmente nos órgãos genitais, boca e mãos.

2. Sífilis Secundária

Quando a sífilis não é devidamentetratada logo que apareçam os primeiros sintomas, ou quando ela não é devidamente tratada, ela pode aparentemente desaparecer, por alguns meses, e vir à tona posteriormente, sendo então chamada de sífilis secundária. Nesta fase, ela já atingiu outros órgaos do corpo, manifestando-se através de várias feridas cor de rosa na pele, no tronco, membros e palma das mãos e pés. Em alguns raros casos podesurgir:

meningite,
hepatite,
doença renal,
gastrite,
uveíte,
alteração da visão,
artrite,
inflamação óssea,
proctite,
colite ulcerativa.
3. Sífilis Terciária

Quando a sífilis atinge o coração e o sistema nervoso central, ela é chamada de sífilis terciária. Neste caso, a doença pode vir a manifestar-se após muitos anos da infecção ocasionando:

lesões também nos ossos,
deformidade articular,efusões nos dois joelhos,
paralisia geral progressiva,
alterações da personalidade,
reflexos nervosos exagerados,
pupilas não responsivas à luz,
alteração na medula espinhal,
aneurisma da aorta,
regurgitação aórtica.
Sífilis Congênita

A sífilis congênita ocorre quando a mãe doente passa a doença para o bebê através da placenta. Neste caso, o bebê pode desenvolver alterações no esqueleto e nos...
tracking img