Rubin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
h


Edgar John Rubin



Edgar John Rubin nasceu no dia 06 de setembro de 1886 em Copenhagen na Dinamarca. Psicólogo e fenomenólogo dinamarquês, não vinculado a Escola Gestaltista, foi educadona Solomanna College, e em seguida, estudou filosofia nas universidades de Copenhagen (1904-1911 e 1915). Após a conclusão do concurso foi realizar uma pesquisa liderada por A. Lehmann em Göttingen(1911-1914), onde trabalhou no laboratório G. E. Müller, e posteriormente, com D. Katz, sob a liderança de Edmund Husserl (MA Psicologia, 1910 Ph.D., 1915). Nos anos entre 1916 a 1918 Rubin trabalhoucomo Professor Associado na Universidade de Copenhagen e entre os anos de 1918-1922 somente como professor, e a partir do ano de 1922 foi professor de psicologia experimental - como um sucessor paraA. Lehmann dirigiu o laboratório de psicologia - . 

Foi Presidente do Congresso Internacional de Psicologia, em Copenhagen. Sua famosa obra "figura visualmente perceptíveis" ("SynsoplevedeFiguer", Kobenhavn, 1915) a relação entre figura e fundo teve um impacto significativo sobre o desenvolvimento da teoria da psicologia da Gestalt.

E Edgar John Rubin que veio a falecer dia3 de maio de 1951 em Holt, aos 64 anos e sete meses.

Para o delineamento da Psicologia da Gestalt, Wertheimer, Köhler e Koffka utilizaram como apoio a pesquisa de Edgar Rubin sobre ofenômeno perceptual, a qual se baseia em experimentos com figuras ambíguas do ponto de vista perceptivo.

A figura e fundo foi descrita por Rubin no ano de 1915. A qual se constitui da formadescrita abaixo:

Segundo Edgar Rubin, dinamarquês, não a apreensão do campo perceptivo é organizada em Figura e Fundo.

Rubin afirmava que:

- Só a figura possui forma, sendo o fundodesprovido dela.

- As linhas de contorno que delimitam o componente figural do resto do campo são percebidas pertencendo à figura e não ao fundo.

- O fundo parece continuar por trás da figura,...
tracking img