Rubens alves

O professor não deve dar as respostas pois somente as perguntas faz agente conhecer”
Rubens Alves aponta algumas questões fundamentais para a educação, uma dasquestões inicias é a “leitura” que é um ponto chave da educação, segundo Rubens Alves é através dela que adquirimos conhecimentos e vontade para adquirir mais e maisconhecimento. Outra questão importante é o currículo escolar, que em sua opinião é ineficiente e sem sentido por tratar de assuntos que não estão em nosso cotidiano e nemno de nossas crianças, são conhecimentos que em muitas vezes não serão colocados em pratica no dia a dia. Para ele os professores precisam usar exemplos presentes navida diária das crianças onde elas encontrarão sentido para estar aprendendo determinado assunto. Esse novo modelo segundo ele é baseado em “Piaget’.
Outro pontodiscutido por ele é a questão da criação de novas Leis de Diretrizes e Bases –LDB, para a educação, ele acredita que é necessário mudar a mente dos professores e nãocriar novas estruturas, Rubens Alves não tem interesse em mudar as estruturas da educação mas sim a mentalidade dos professores.
Um outro ponto é a questão daalfabetização, que segundo ele não existe um momento determinado para que as crianças venham a aprender a ler e a escrever, este momento pode variar de uma criança paraoutra.
Ele defende que a alfabetização se dá no momento em que a criança fica curiosa por desvendar o mistério de um livro, por exemplo, ao ouvir a professora ler umlivro e querer fazer isto também. Para ele os professores precisam ser contadores de histórias, pois desta forma ele irá despertar o gosto pela leitura de seus alunos