Rubem braga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INDICE

* Introdução
* O autor
* Rubem Braga, professor de lucidez
(Carlos Drummond de Andrade)
* A obra
* A crônica
* A importância de Rubem Braga
* Síntese dos enredos
* Apreciação crítica
* Temas recorrentes
*
* Conclusão
* Bibliografia

INTRODUÇÃO

Rubem Braga nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, em 1913. Fez os estudosem sua cidade natal e, em Niterói, freqüentou a Faculdade de Direito, formando-se, em 1932, em Belo Horizonte. Ingressou no jornalismo nesse período, trabalhando na imprensa de Minas Gerais, São Paulo, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro. Sofreu inúmeras represálias como jornalista, sendo forçado a peregrinar por várias cidades do Brasil. Para os Diários Associados, cobriu a RevoluçãoConstitucionalista. Em 1944, foi à Itália como correspondente de guerra. Tornou-se famoso como cronista de jornais e revistas de grande circulação. Visitou países da América e da Europa, foi embaixador em Marrocos. Faleceu, no Rio de Janeiro, em 1990.

O AUTOR
 
    Rubem Braga nasceu no dia 12 de janeiro de 1913, em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, filho de Francisco de Carvalho Braga eRachel Cardoso Coelho Braga.  As lembranças da infância em Cachoeiro, cercadas de lirismo, inundam as crônicas do “velho Braga”. Em textos como “Praga de menino” , “Lembrança de Zig” ou “O Cajueiro”, narrados na primeira pessoa, a infância na cidade natal é recontada de forma explícita e amorosa. Em outros, como “Tuim criado no dedo” e “Negócio de Menino”, sua memória de caçador de passarinhos ecoa naspersonagens infantis.
    Em  1928 começa a escrever, já como cronista, no jornal Correio do Sul, fundado, em sua cidade natal, por seus irmãos Jerônimo e Armando. No mesmo ano, muda-se para Niterói, e lá conclui o curso secundário. No ano seguinte, matricula-se na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, em que cursa os dois primeiros anos. Em 1931, transfere-se para Belo Horizonte, MinasGerais, onde conclui, em 1932, o curso de Direito. No início desse ano, publica sua primeira reportagem no Diário da Tarde. Passa a escrever crônicas e cobre a revolução constitucionalista para os Diários Associados.  Como os Diários eram favoráveis à revolução, seus artigos eram censurados e Rubem Braga acaba sendo preso, ainda aos 19 anos, sob a acusação de espionagem.
     Logo solto,transfere-se, em 1933, para São Paulo, onde escreve crônicas para o Diário de São Paulo. Nesse jornal, tem como colegas Antônio de Alcântara Machado e Mário de Andrade, dos quais se torna grande amigo. O primeiro, ao se mudar para o Rio de Janeiro, em 1935, o convida para trabalhar no Diário da Noite. Após a morte precoce de Alcântara Machado, ainda em 1935, Braga transfere-se para Recife, Pernambuco, ondetrabalha na página policial do Diário de Pernambuco e funda o jornal Folha do Povo, anti-getulista. Ainda no mesmo ano, muda-se para Porto Alegre e acaba retornando ao Rio de Janeiro, empregando-se no jornal de esquerda A Manhã.
    Na onda de repressão que sucedeu a malograda tentativa de golpe Comunista de 1935 -- retratada por Rubem Braga em crônicas como “Diário de um subversivo” , “Era umanoite de luar” e “Os perseguidos” -- o jornal A Manhã é fechado e Rubem Braga perde o emprego. Mas, em 1936, publica O Conde e o Passarinho, seu primeiro livro, reunindo crônicas selecionadas. O livro é recebido com entusiasmo, e marca o início de uma carreira singular na literatura brasileira: a do cronista que deixa as páginas efêmeras dos jornais para eternizar suas crônicas em livro.
    Entre1936 e 1944, Braga passou anos difíceis, arrumando empregos esporádicos em jornais de Belo Horizonte, do Rio e de São Paulo, sempre fugindo da repressão do Estado Novo. Em 1944 é enviado à Europa como correspondente de guerra pelo Diário Carioca. Acompanha a Força Expedicionária Brasileira em sua campanha na Itália até o fim da Segunda Guerra Mundial. Ao retornar ao Brasil, publica o livro Com...
tracking img