Rubem alves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Crítica ao sistema de ensino brasileiro

Para o professor emérito da Unicamp, a escola não leva em consideração o desejo de aprender das crianças,só se preocupam em ensinar o que os adultos acham importantes. Cada pergunta feita por uma criança é importante explica Alves. ‘’A uma certa presunçãoda parte dos adultos, de que as crianças não sabem nada’’ , nessa frase Alves deixa bem claro sua opinião sobre o método de ensino. Para Alves,questionamentos como ‘’quem inventou as palavras?” é a prova do interesse de todo garoto em conhecer o mundo.

* As principais ideias de Rubem Alves para aeducação

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo.Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de serpássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem paradar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Sópode ser encorajado."

Rubem Alves
(Filósofo, Teólogo, Educador e Psicanalista Brasileiro).

Rubem Alves defende uma educação além das salas deaula, de que o professor ajuda o aluno a descobrir o mundo, e que o professor tenha amor pela educação, uma sensibilidade para entender seus aprendizes.
tracking img