Ruama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Amostra
Amostra é um subconjunto de elementos pertencentes a uma população. A informação recolhida para uma amostra é depois generalizada a toda a população.
O Processo de escolha dos elementos que comporão a amostra é denominado Amostragem. São dois tipos de amostragem: Probabilística e a não Probabilística.

AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA
A amostragem será probabilística se todos os elementosda população tiverem probabilidade conhecida, e diferente de zero, de pertencer à amostra. Caso contrário, a amostragem será não probabilística.
Segundo essa definição, a amostragem probabilística implica um sorteio com regras bem determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível. Embora as técnicas de inferência estatística pressuponham que asamostras utilizadas sejam probabilísticas, muitas vezes não se pode conseguir. No entanto o bom-senso irá indicar quando o processo de amostragem, embora não sendo probabilístico, pode ser para efeitos
práticos considerado como tal. Isso amplia consideravelmente as possibilidades de utilização do método estatístico em geral.
A utilização de uma amostragem probabilística é a melhor recomendação que sedeve fazer no sentido de se garantir a representatividade da amostra, pois o acaso será o único responsável por eventuais discrepâncias entre população e amostra, o que é levado em consideração pelos métodos de análise da Estatística Indutiva (ou Inferência Estatística).
Damos a seguir algumas das principais técnicas de amostragem probabilística. Outras poderão também ser usadas, como combinaçãoou não das descritas.

Amostragem casual simples

Esse tipo de amostragem, também chamada simples ao acaso, aleatória, casual, simples, elementar, randômica, etc., é equivalente a um sorteio lotérico. Nela, todos os elementos da população têm igual probabilidade de pertencer à amostra, e todas as possíveis amostras têm também.
Igual probabilidade de ocorrer.
Sendo N o número de elementos dapopulação e n o número de elementos da amostra, cada elemento da população tem probabilidade N/N de pertencer à amostra. A essa relação N/N denomina-se fração de amostragem. Por outro lado, sendo a amostragem feita sem reposição, a suposição que fazemos em geral, é que existem (n) possíveis amostras, todas igualmente prováveis.
Na prática, a amostragem simples ao acaso pode ser realizadanumerando-se a população de 1 a N, sorteando-se, a seguir, por meio de um dispositivo aleatório qualquer, n números dessa sequencia, os quais corresponderão aos elementos sorteados para a amostra.
Um instrumento útil para realizar o sorteio acima descrito é a tabela de números ao acaso. Tal tabela é simplesmente constituída por inúmeros dígitos que foram obtidos por algum processo equivalente a umsorteio.

Amostragem sistemática

Quando os elementos da população se apresentam ordenados e a retirada dos elementos da amostra é feita periodicamente, temos uma amostragem sistemática. Assim, por exemplo, em uma linha de produção, podemos, a cada dez itens produzidos, retirar um para pertencer a uma amostra da produção diária.
Considere o exemplo: N = 800, n = 50 e a população já ordenada,poderemos adotar o seguinte procedimento: sortear um número de 1 a 16 (note-se que 800/50 = 16), o qual indicaria o primeiro elemento sorteado para a amostra; os demais elementos seriam periodicamente retirados de 16 em 16. Equivalentemente, poderia considerar os números de 1 a 800 dispostos sequencialmente em uma matriz com 50 linhas e 16 colunas, sorteando-se a seguir uma coluna, cujos númerosindicariam os elementos da amostra.
Vemos que, nesse caso, cada elemento da população ainda teria probabilidade 50/800 de pertencer à amostra, porém existem agora apenas 16 possíveis amostras. A principal vantagem da amostragem sistemática está na grande facilidade na determinação dos elementos da amostra. O perigo em adota-la está na possibilidade da existência de ciclos de variação da variável de...
tracking img