ruaceiros

385 palavras 2 páginas
1-
a) Ele fica maravilhado com o mundo que vê a sua volta, e percebe como era ingênuo em aceitar o que lhe era imposto como realidade, e quer contar para outros prisioneiros, porém tem medo de sofrer repressão dos companheiros e de ser considerado como louco.
b) A escuridão da caverna pode ser o que nós hoje em dia consideramos como comum “normal”; ou também a verdade que nos é imposta que na realidade é uma “sombra” da mesma. A realidade seria algo quase que inalcançável algo muito difícil de ser alcançado, só alguém considerado louco pode chegar mais perto do mesmo. Os homens que vivem presos e que só enxergam as sombras somos nós mesmos que nos consideramos “normais”, “comuns” e que nos prendemos na projeção da realidade. Aquele que escapou da escuridão é alguém que não pode (na nossa concepção) ser considerado normal e sim estranho e passa por desacreditado perante nossa sociedade.

2- Um dos ideais da alma humana é estar sempre querendo se superar, sempre em busca de enriquecer seu conhecimento que já foi herdado, o que caracteriza o atributo “inteligível” descrito por Platão. Nossa alma tem sede de conhecimento e está sempre a procura de enriquecimento e é isso que nos torna verdadeiros intelectuais; porém muito conhecimento proveniente de diferentes origens pode deturpar nossas idéias, por isso é bom conhecer todos os tipos de conhecimento, porém é bom seguir apenas alguns.
3-
Os meios de comunicação hoje em dia criam o que dizem ser verdade, porém o que na realidade o que eles criam é o que eles querem que tomemos como verdade e muitos acabam aceitando. Um dos meios de comunicação com maior poder de persuasão é sem dúvidas a televisão, com emissoras poderosas e influentes que fazem com que legiões tomem seus ensinamentos como verdades absolutas e fechem seus olhos para a “realidade”. Por exemplo: uma criança que cresce assistindo novelas, na maioria das vezes, cresce imaginando uma visão de mundo deturpada que foi gerada pelas novelas(ou

Relacionados

  • Skinhead
    4218 palavras | 17 páginas
  • Instituições assistenciais e serviço social
    4505 palavras | 19 páginas
  • A obra completa de orumila
    71451 palavras | 286 páginas