Ruídos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar os ambientes em que o ruído encontra-se excessivamente, os males que este causa a saúde e ao bem estar das pessoas que se expõe diretamente ou de maneira inadequada a esse agente físico e através disso buscar métodos de prevenir e minimizar os danos que poderão ser causados futuramente. Para que pudéssemos realizar a parte prática do presentetrabalho foi criado um questionário respondido por vinte pessoas (amigos e familiares). As respectivas respostas concluem que os problemas que poderão ser causados devido à grande exposição ao ruído são inexistentes.

Palavras – chave: Ruído; O que o ruído pode causar a nossa saúde; Métodos de prevenção contra o ruído.Introdução

O ruído é definido como barulho e sons indesejáveis. Estes se encontram em todo o ambiente desde o laboral ao domiciliar. Podem ser muito prejudiciais a saúde guando a exposição a esse agente é contínua e excessiva levando um indivíduo a adquirir o “Estresse” que causará distúrbios físicos e psicológicos podendo transformar-se em doenças devido à baixa imunidade de seu organismo ecausar a perda auditiva sendo que esta é irreversível, pois o nosso sistema auditivo é muito sensível a percepção de sons.
Muitas pessoas encontram-se constantemente expostas ao ruído de maneiras diferentes, porém a susceptibilidade de cada indivíduo exposto varia de um para o outro.
A perda da audição pode ocorrer de várias maneiras, pois o ruído encontra-se presente em todos os lugares, oque irá mudar significativamente serão sua intensidade, o que contribuirá para a geração do ruído e o período que uma pessoa encontra-se exposta.
Abordando os riscos e os agravos a saúde que o ruído pode causar as pessoas, elaboramos este trabalho, com a finalidade de indicar métodos preventivos.










Ruído

Conceito
Ruído é algo que interfere no processo deinterpretação e na recepção dos sinais sonoros pelo ouvido humano, podendo-se dizer que significa barulho e poluição sonora que é todo som não desejável.

O que o Ruído pode causar
Grande exposição ao ruído pode se tornar perigoso, capaz de alterar o bem estar fisiológico e psicológico das pessoas e provocar lesões auditivas que podem levar a surdez e prejudicar a qualidade de vida, a qualidade equantidade do trabalho.
A poluição sonora é causadora de umas das maiores doenças da modernidade, “O Estresse”.
O estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância.
Em determinados dias ficamos irritados, com dor de cabeça e não sabemos os motivos. Essesmal-estares podem ser causados pela poluição sonora, barulhos e excessos de ruídos a que estamos expostos.
O barulho intenso por sua vez não permite que as pessoas descansem o suficiente causando-lhes, insônia, irritabilidade, dores de cabeça, cansaço, gastrite, úlcera, entre outros problemas de saúde. Isso ao longo dos tempos pode causar doenças, pois o corpo fica fragilizado diminuindo aresistência física das pessoas.
Existem aparelhos que medem a altura e a intensidade dos sons, através das vibrações acústicas, que são medidas em uma unidade denominada Decibel, (dB). Dependendo da intensidade, os ruídos são altamente agressivos aos ouvidos, pois só suportamos sons até 50 dB. Sons acima de 85 Decibel podem provocar problemas a nossa saúde.

Características dos sons
Para se falar deruído temos que citar as características dos sons.
O som é uma sensação. A causa dessa sensação é sempre uma vibração que se propaga num meio elástico, geralmente o ar, e que atinge o nosso ouvido.
O som (sensação) caracteriza-se:
* Pela sua intensidade, característica que nos permite distinguir um som fraco de um som forte.
* Pela sua altura, característica que nos permite dizer que...
tracking img