rtyetyer

3797 palavras 16 páginas
A borracha, assim como o plástico, é essencial hoje em dia para o funcionamento de diversos produtos da indústria contemporânea, desde as máquinas da própria fabricação a integração nos próprio produto. Esse elemento fundamental possui qualidades fundamentais para integrar-se a dispositivos eletrônicos: durabilidade, isolamento elétrico, impermeabilidade e fácil modelagem.
Essas qualidades permitem que a borracha seja utilizada para selar portas de carros e geladeiras, fabricar pneus e diversas outras peças de automobilísticas, está presente em roupas, encapamento de fios elétricos, botas impermeáveis, calçados em geral, maquinas de lavar, entre outras utilidades. O começo da larga utilização desse material deu-se início na era industrial onde as grandes máquinas necessitavam do componente e também os carros precisavam de pneus do mesmo material para alcançar durabilidade.
A seringueira (arvore utilizada para extração da matéria prima usada na produção da borracha) é uma árvore que quando cortada expele um líquido pastoso e branco denominado látex que constitui a matéria prima da borracha. A qualidade do látex da seringueira superava as demais maneiras de produção de borracha até então encontradas no século XVIII.
Anos depois, com a descoberta do petróleo e suas utilidades, começou-se a fabricação de borracha a partir desse material fóssil. Atualmente, o mercado está aberto novamente à produção de borracha a partir do látex pela qualidade do material e pela preocupação com o meio ambiente visto a escassez petrolífera de muitos países, a principio, existe dois tipos de borracha:
Borracha Natural
Borracha Sintética
Borracha Natural
A Borracha Natural é o produto sólido obtido pela coagulação de látices de origem vegetal, sendo o principal a matéria prima (Hevea Brasiliensis). Essa matéria-prima vegetal, derivada da planta conhecida vulgarmente como seringueira, é oriunda da Amazônia. Embora seja grande o número de espécies que por uma incisão na casca

Relacionados