rttry

319 palavras 2 páginas
No Brasil, convivemos com uma diferenciação étnica que está ligada ao passado racista do país, também de toda nosso histórico socioeconômica, como a escravidão nopassado. É muito utilizado a termo “Negro” e “preto”. “Negro” significa uma reivindicação de orgulho um termo mais respeitoso. Já, o “preto”, o contrário. Por isso, acabou caindo em desuso, tornando-sedescriminação racial o uso desse termo.
Raça é um conceito produzido por uma tipologia morfológica da espécie humana, baseadas nas diferenças físicas e suas variações, e isso era responsávelpelas características físicas e comportamentais, pensavam os pesquisadores. Era distinguida por condições políticas e ideológicas para determinismos a raça. A evolução da antropologia física e social foievoluindo até que passou a se usar a palavra Etnia em vez de Raça. Etnia é um grupo social com distinção de cultural e linguística, compartilhando história e origens comuns. Os aspectos físicos docorpo como, estatura, cor da pele, olhos, cabelo, tipo de cabelo, formato do crânio etc. Diferenças linguísticas, que diferencia de região para região e aspectos culturais, culinária etc.
Em 1950 aUNESCO declarou que não á raça melhor que a outra. A inexistência das raças biológicas ganhou força com as recentes pesquisas. Os geneticistas descobriram que a constituição genética de todos osindivíduos é semelhante o suficiente para que a pequena porcentagem de genes que se distinguem (que inclui a aparência física, a cor da pele etc) não justifique a classificação da sociedade em raças. Essapequena quantidade de genes diferentes está geralmente ligados à adaptação do indivíduo aos diferentes meio ambientes e culturais. Hoje usamos a palavra Etnias e Antropologia Cultural, que é o estudo dasvariações culturais. A Antropologia pesquisa os diferentes grupos culturais, suas tradições, costumes, linguísticas etc.

Relacionados