RTP e RTCP

Páginas: 9 (2046 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
RAID
Definição:
RAID (Redundant Array of Inexpensive Disk) algo como Arranjo redundante de discos, é um dispositivo que permite fazer cópia de dados em disco de maneira eficiente e mais segura. Ele permite um backup automático dos dados em disco que pode ser feito através de hardware ou software, sendo o primeiro uma forma mais confiável do que a segunda.
Tipos:
1. RAID 0 (Stripping):

Aimplementação do RAID 0, não vai satisfazer o quesito de redundância. Esse modo está em criar discos virtuais, para distribuir os dados entre todos os discos e com isso você vai ganhar um considerável ganho de desempenho. Então se você tiver 2 discos de 80GB, você vai ter uma área útil de 160GB.
Os arquivos são gravados em segmentos de tamanho variado pelos vários discos do arranjo. Ou seja, oarquivo é dividido em vários pedaços, sendo cada um destes gravado em um disco diferente. Este tipo não é considerado bem RAID, visto que ele não cria cópia dos dados, e se qualquer disco falhar, haverá a perda dos mesmos sem possibilidade de recuperação. RAID 0 normalmente trabalha com outros tipos de RAID. Deve-se ter no mínimos 2 partições ou discos para este tipo de RAID.
No RAID 0 todos osHDs passam a ser acessados como se fossem um único drive. Ao serem gravados, os arquivos são fragmentados nos vários discos, permitindo que os fragmentos possam ser lidos e gravados simultaneamente, com cada HD realizando parte do trabalho. Isso permite melhorar brutalmente a taxa de leitura e de gravação e continuar usando 100% do espaço disponível nos HDs. O problema é que no RAID 0 não existeredundância. Os HDs armazenam fragmentos de arquivos, e não arquivos completos. Sem um dos HDs, a controladora não tem como reconstruir os arquivos e tudo é perdido. Isso faz com que o modo RAID 0 seja raramente usado em servidores.


2. RAID 1 (Mirroring):

RAID 1 é conhecido como espelhamento, pois a ideia é espelhar as informações em um segundo disco. O sistema vai gravar os dados ao mesmotempo nos dois discos.
Implementar RAID 1 protege os dados, pois caso um dos discos falhe, o sistema continua funcionando normalmente.
O uso do RAID 1 necessita de dois discos, pois como já foi dito acima um para o sistema normal e outro para espelhar o primeiro. Vamos dizer um “HD clone”. A desvantagem do RAID 1 é o custo, pois você vai ter dois Discos e a área útil de apenas 1.
No RAID 1 sãousados dois HDs (ou qualquer outro número par). O primeiro HD armazena dados e o segundo armazena um cópia exata do primeiro, atualizada em tempo real. Se o primeiro HD falha, a controladora automaticamente chaveia para o segundo HD, permitindo que o sistema continue funcionando. Em servidores é comum o uso de HDs com suporte a hot-swap, o que permite que o HD defeituoso seja substituído a quente,com o servidor ligado.


3. RAID 0 + 1

Nessa implementação, você vai unir o conceito do RAID 0 e do RAID 1 e Você vai ter ao mesmo tempo ganho de desempenho e redundância. Esse tipo de implementação é mais usado para servidores de arquivos e banco de dados, mas pode ser usado em casa.

O problema de usar RAID 0 + 1, é o custo alto que você vai ter com HDs, pois no mínimo vai ter que comprar4 Hds.

Ex.
2 Discos para RAID 0 e 2 Discos para RAID 1, pois como no RAID 0, dois discos viram um só, você vai precisar de mais dois para usar o RAID1, pois esses dois vão espelhar os outros dois em RAID 0.

Deve-se ter no mínimo 2 partições ou discos para este tipo de RAID.



4. RAID 5

RAID5 é conhecido como Data Guarding ou Strip Set com paridade. Essa implementação está em criarinformações a partir de cálculos booleanos feitos com o dado útil (a informação a ser gravada no disco), gravando essa paridade em um dos discos e de forma distribuída para que seja mantida a integridade dos dados.
Equivalente ao RAID 0, mas com paridade nos dados, através da função lógica XOR. A vantagem deste tipo de RAID, é que os dados são copiados em vários discos, mas com a paridade,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • QoS em RTCP
  • Rtp relatorio
  • Privatizaçao rtp
  • RTP 02
  • rtp
  • Resumo dos rtp
  • Privatização rtp
  • Rtp escadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!