rthgf

4470 palavras 18 páginas
Programa de Aprendizagem:
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS II

Curso: Engenharia Ambiental Centro: Escola Politécnica, Campus Curitiba
Ano: 2013 Ano: 5º (10º Período) Carga horária Total: 54 horas
Carga Horária Semanal: Aulas teóricas 2 (duas) Aulas práticas 1 (uma) 2ª feiras, MANHÃ
Professor Responsável: Dr. Arnaldo Carlos Müller Eng. Florestal, Esp. M.Sc.

PLANO DIDÁTICO

EMENTA (Avaliação de Impactos I e II)
Impactos ambientais das atividades antrópicas – Fundamentos e conceitos. A energia e seus impactos. O transporte e seus impactos. A agricultura e seus impactos. A urbanização e seus impactos. A indústria e seus impactos. A indústria do turismo e seus impactos. As grandes obras de engenharia e seus impactos. O uso de recursos naturais e seus impactos. Programas de desenvolvimento regional e seus impactos. Processos alternativos e avaliação de impactos. Desenvolvimento sustentável. Avaliação de impactos. Licenciamento ambiental. EIA - Estudos de Impacto Ambiental e RIMA - Relatório de Impacto Ambiental.

PROCEDIMENTOS DE APRENDIZAGEM
A disciplina terá seu programa desenvolvido em aulas expositivas (aulas teóricas), com apoio de multimídia, bem como, em aulas não presenciais, na forma de aulas práticas e estudos externos. A base do conteúdo será a literatura concernente citada no item Referências Bibliográficas, além de material distribuído via EUREKA.
As aulas serão presenciais, podendo ocorrer até 20% não presenciais, caso das dedicadas às pesquisas externas – biblioteca e Eureka – no horário das aulas, como parte destas. A disciplina terá, no 1 Semestre de 2013 18 aulas de 3 horas/aula, sendo 36 teóricas e 18 práticas.
Ao concluir todo o período (I e II), o aluno terá desenvolvido habilidades para reconhecer os principais fatores impactantes de projetos de desenvolvimento e participar de equipes de avaliação de impacto ambiental em empreendimentos potencialmente impactantes.

PROGRAMA DE TRABALHO
I. APRESENTAÇÃO DO PLANO DE

Relacionados