Rtertetes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Motivos que nos levaram à escolha desta Associação...

Escolhemos esta Associação uma vez que se caracteriza por ser uma ” instituição onde se articula a generosidade (voluntariado social) e a organização postas ao serviço da Comunidade (Instituição Privada)” na qual se insere para concretizar respostas a necessidades sentidas no seio desta.
A Associação Ajuda de Berço tem como Missãotestemunhar o respeito pela Vida Humana, e o Acolhimento de crianças abandonadas ou em situação de risco.
Para além do acolhimento das crianças, os técnicos da Ajuda de Berço intervêm na dinâmica familiar de cada criança, de forma a ajudar as famílias, quando possível, a encontrar soluções para receber de novo a criança.
Tivemos em conta, ainda, o facto de ser uma área que possamos trabalhar no futuro.Em contexto com o capítulo 4: As imposições do meio

Teoria Taylorista e sistémica

Um paradigma compreende um conjunto de crenças, uma visão do mundo e um princípio organizador.
A teoria Taylorista traz consigo a decomposição de um objecto de estudo em subpartes de maneira a compreender os seus elementos mais pequenos e, a partir deles, explicar o conjunto, isto é, a partir desta teoriadeveríamos decompor a organização que estudamos, Ajuda de Berço, em subpartes, de forma a compreendermos melhor o seu funcionamento, bem como os elementos que dela fazem parte, tais como: médicos pediatras, enfermeiros, terapeutas e outros profissionais, apara além de pessoas que disponibilizam o seu tempo para ajudar a tratar do centro de acolhimento e das crianças.
A teoria sistémica iniciadapor Ludwing von Bertalanffy, em 1951, permite estabelecer as bases de um novo paradigma, que vem acompanhar, e não substituir, o antigo. Tem como objectivo uma maior eficácia da acção colectiva, permitindo reunir e organizar os conhecimentos. Neste caso, teríamos de reunir todas as informações necessárias acerca da instituição e assim perceber o seu funcionamento e a eficácia que tem no meioambiente.
A perspectiva sistémica, é a representação original da realidade, que conduz os investigadores a abordar diferentemente a empresa e, mais geralmente, qualquer organização humana.
-------------------------------------------------------
O sistema, tal como definiu Ludwing von Bertalanffy, trata-se de “um conjunto de unidades em relação mútua”.
Sendo todas as organizações um sistema, aAjuda de Berço, instituição que analisamos, não será excepção.
"Um sistema é um conjunto de partes interdependentes ordenadas em função de um fim" (Bruno Lussato), na Ajuda de Berço identificamos as partes interdependentes como sendo a equipa multidisciplinar, outros profissionais, apara além de pessoas que disponibilizam o seu tempo para ajudar a tratar do centro de acolhimento e das crianças,sendo o fim, o bem-estar das mesmas. A nossa instituição está organizada em "relações não fortuitas que ligam as partes umas às outras e ao todo", tendo a sua própria estrutura e funcionamento predefinido, por exemplo, a par do acolhimento é definido o projecto de vida de cada criança, ou seja, o plano é tecnicamente traçado e tem o pressuposto a projecção no futuro da vida considerada desejável paracada criança, conseguindo, assim aqui, reunir varias partes como a educação, a saúde, alojamento, estimulação adequada ao desenvolvimento pessoal de cada criança, animação, ocupação e lazer, isto é, tudo que a criança e organizações no meio permitam dar à mesma, tudo para um fim, que será a vida dessa mesma criança.
Assim sendo a instituição está em comunicação permanente com o exterior,incluindo-se no sistema aberto.

-------------------------------------------------------
Ajuda de Berço foi fundada em 1998 por um grupo de amigos, sendo então uma pequena organização, que começara a definir os seus próprios objectivos. Actualmente, é identificada como uma IPSS- Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos - associada à UDIPSS (União Distrital de Instituições...
tracking img