Rsma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito – O ecossistema é uma unidade principal de estudo da ecologia e pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos (meio biótico) e o local onde eles vivem (meio abiótico, onde estão inseridos todos os componentes não vivos do ecossistema como minerais, as pedras, o clima, a própria luz solar, etc.) e todas as relações destes com o meio e entre si.
Ecossistema designa oconjunto formado por todos os fatores bióticos e abióticos que atuam simultaneamente sobre determinada região. Considerando como fatores bióticos as diversas populações de animais, plantas e bactérias e os abióticos os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento.A alteração de um único elemento costuma causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrioexistente. Todos os ecossistemas do mundo formam a Biosfera.A base de um ecossistema são os produtores que são os organismos capazes de fazer fotossíntese ou quimios síntese. Produzem e acumulam energia através de processos bioquímicos utilizando como matéria prima a água, gás carbônico e luz. Em ambientes afóticos (sem luz), também existem produtores, mas neste caso a fonte utilizada para a síntese dematéria orgânica não é luz mas a energia liberada nas reações químicas de oxidação efetuadas nas células (como por exemplo em reações de oxidação de compostos de enxofre). Este processo denominado quimios síntese é realizado por muitas bactérias terrestres e aquáticas.Dentro de um ecossistema existem vários tipos de consumidores, que juntos formam uma cadeia alimentar, destacam-se:Consumidoresprimários:São os animais que se alimentam dos produtores, ou seja, são as espécies herbívoras. Milhares de espécies presentes em terra ou na água, se adaptaram para consumir vegetais, sem dúvida a maior fonte de alimento do planeta. Os consumidores primários podem ser desde microscópicas larvas planctônicas, ou invertebrados bentônicos (de fundo) pastadores, até grandes mamíferos terrestres como agirafa e o elefante.Consumidores secundários:São os animais que se alimentam dos herbívoros, a primeira categoria de animais carnívoros.Consumidores terciários:São os grandes predadores como os tubarões, orcas e leões, os quais capturam grandes presas, sendo considerados os predadores de topo de cadeia. Tem como característica, normalmente, o grande tamanho e menoresdensidadespopulacionais.Decompositores ou biorredutores:São os organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, transformando-a em nutrientes minerais que se tornam novamente disponíveis no ambiente. Os decompositores, representados pelas bactérias e fungos, são o último elo da cadeia trófica, fechando o ciclo. A seqüência de organismos relacionados pela predação constitui uma cadeia alimentar, cuja estrutura ésimples, unidirecional e não ramificada.
No Brasil, os ecossistemas podem ser classificados em sete grupos distintos, que são: cerrado, floresta amazônica, caatinga,restinga, mata atlântica, manguezal e o pantanal.

Entre as Conferências sobre as Mudanças Climáticas (COPs), merece lugar de
destaque a Conferência de Kyoto, realizada no Japão entre 1º a 12 de dezembro de 1997, quando os paísesmembros da Convenção sobre Mudanças Climáticas (CMC) assinaram oProtocolo de Kyoto. Este documento cria leis e dita metas de redução e combate ao aquecimento global. Os países que fazem parte do Anexo I terão que reduzir, entre 2008 e 2012, o equivalente a 5,2% das emissões mundiais de gases responsáveis pelo aquecimento global. As metas previstas pelo Protocolo aos países do Anexo I estabelecem 8%para a União Européia, 7% para os Estados Unidos e 6% para o Japão, por serem esses os maiores emissores de gases de efeito estufa. Porém, o que se observou ao longo dos mais de dez anos de negociação sobre a adoção da convenção sobre a mitigação das mudanças climáticas recai sobre a complexidade desses acordos. Estes, até o momento, não são suficientes para garantir a adoção de um Protocolo...
tracking img