Rsma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

RESUMO 2
INTRODUÇÃO 3
1. O QUE É SUSTENTABILIDADE 4
2. RECICLAGEM 4
3. AQUECEDOR SOLAR 5
4. REUSO DE ÁGUA 9
5. TINTA ECOLÓGICA 11
6. CONCLUSÃO 13
7. REFERENCIAS 14

PROJETO DE SUSTENTABILIDADE RESIDENCIAL

RECICLANDO O PLANETA
RESUMO

A reciclagem apresenta uma série de vantagens, dentre as quais o prolongamento da vida útil dos aterros, a redução deimpactos ambientais, a geração de renda e emprego, além da conservação de energia. Hoje, a produção diária de lixo no Brasil é de 228.413 T. dia a dia de lixo coletado.
Em termos de geração de lixo, podemos minimizar o problema através do estímulo do consumo consciente, já que muitas pessoas preocupam-se com as questões ambientas e sociais. Prova disso são os diversos projetos que integram as áreasde consumo sustentável e inclusão social.
A Sustentabilidade Residencial busca fazer com que as residências sejam organismos de maior autonomia, dos quais necessitam de menos recursos, inclusive financeiros para sua construção e desenvolvimento de sua atividade fim - abrigar, sustentar e manter as condições de vida e sócio cultural do ser humano.
A possibilidade de conscientizar o maior númerode pessoas de que todas essas embalagens (pós-consumo) podem ter aplicação útil e social, foi o que estimulou a sua criação. A intenção do seu autor foi possibilitar uma opção de renda e empregos em cooperativas de catadores. Sua simplicidade justifica a sua implantação em diversos projetos e instituições preocupadas com o bem estar comum.
Este visa apresentar um sistema de aquecimento solarintegrando um desenvolvimento sustentável com qualidade de vida. Sua construção é extremamente simples e utiliza materiais descartáveis, tem baixo custo e o princípio de funcionamento é o aquecimento da água através do ar, já que o calor fica retido nas garrafas PET, aquecendo a água ela volta para caixa d’água se mantendo quente. Sua característica é a associação entre a economia de energia elétricacom o beneficio ao meio ambiente e uma reciclagem direta sem qualquer processo industrial nos descartáveis.

Palavras - Chaves:

Sustentabilidade, Reciclagem, Água Quente, Meio Ambiente, Impacto Ambiental


INTRODUÇÃO

No Brasil, cada habitante descarta 25 quilos de plásticos por ano e atualmente e são poucas as cidades que dispõem de aterros sanitários apropriados, e raríssimos sãoas que possuem usinas de tratamento. Muitos aterros hoje servem de fonte de renda e consumo, inclusive alimentar, para muitas pessoas e até famílias inteiras.
Os resíduos gerados pela população aumentam a poluição do solo, das águas e do ar. O lixo também tem relação direta com a saúde e qualidade de vida das pessoas. A geração de resíduos também aumenta o que sugere a necessidade de alternativaspara seu descarte.
A reciclagem do lixo apresenta uma série de vantagens, dentre as quais o prolongamento da vida útil dos aterros, a redução de impactos ambientais locais e globais, a geração de renda e emprego, alem da conservação de energia.
Segundo Hermes Contesimi, porta-voz da Associação Brasileira do PET Apenas 50 mil das 280 mil toneladas produzidas foram reutilizadas. Mesmo assim, aAssociação Brasileira do PET entidade registrou crescimento de 30% nas 22 indústrias que reprocessam o material. Quando não estão poluindo as cidades, os outros 80% do produto vão para os aterros sanitários. No que se refere às embalagens de refrigerantes, cerca de 68% de todo refrigerante produzido no país é embalado em garrafas PET (CEMPRE, 2006). Em termos de geração de lixo, podemos minimizaro problema através do estímulo do consumo consciente, já que cerca de 40% de tudo aquilo que compramos é lixo.
Somos conscientes das facilidades e conforto que essa gama de embalagens nos proporciona, mas é visível o impacto ambiental que causam quando descartadas de maneira incorreta e irresponsável. Jamais foi ou será o nosso propósito, incentivar o consumo para conseguirmos as embalagens...
tracking img