Rsenha do mito da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Mito da Caverna
Platão

"O Mito da caverna" trata-se do Livro VII, no qual Platão revela de modo metafórico o papel do conhecimento, cuja busca se dá através da filosofia. Para tanto usa aalegoria de uma caverna subterrânea, onde lá estão acorrentados homens desde a sua infância, acreditando que a única realidade são as sombras de objetos variados projetadas na parede.
Imagine uma cavernasubterrânea; lá, estão homens prisioneiros, acorrentados pelas pernas e pescoço desde a sua infância. Por esta razão devem permanecer imóveis, olhando só para a frente. A caverna é levementeiluminada por uma clareira. Do lado de fora, pessoas manipulam objetos variados que projetam nas paredes da caverna, sombras de bonecos de homens, figuras de animais feitos de pedra e outros objetos demadeiras e outros materiais variados. Ao longo de sua vida, os prisioneiros só puderam contemplar sombras projetadas nas paredes da caverna, seus companheiros e as vozes emitidas de fora, dos homens queconversam entre si.
A metáfora apresentada pelo autor nos mostra que quando somos cerceados do conhecimento, ficamos "prisioneiros" das "verdades" impostas a nós. A representação distorcida da realidadeé absorvida pelos nossos sentidos como única verdade. A separação do homem em relação ao mundo real representa para Marx a "alienação social". É dada a oportunidade para que um dos prisioneiros sejalibertado das correntes. Inicialmente ele sente dores no pescoço e tem que subir a longa escarpada da caverna para chegar ao lado de fora. Ao chegar do lado de fora, o primeiro impacto que oprisioneiro tem é com a luminosidade do sol que cega temporariamente seus olhos. Aos poucos, seus olhos se habituam com a claridade do sol e ele pode contemplar mais próximo da realidade, objetos mais reais,com uma visão mais verdadeira, tendo dificuldade em nomear os objetos, pois se encontra perplexo diante da contemplação mais verdadeira da realidade.
A impressão dada pelo autor sugere-nos que a...
tracking img