Rsenha do livro Cultura: Um conceito antropológico (Roque de Barros Laraia)

266 palavras 2 páginas
Resenha

Cultura: Um conceito antropológico (Roque de Barros Laraia)

A cultura é fundamental para o desenvolvimento do homem, e é essencial para o ser humano, não existe ser humano sem cultura.

A principal característica da cultura é que ela diferencia povos. Ela faz com que o homem se adapte em um ambiente (mas o ambiente não influencia na cultura do homem) desse modo o homem conseguiu perpetuar a sua espécie durante anos e transformar a terra em seu habitat.

A cultura possibilita o homem de conhecer sua própria natureza. Em um mesmo ambiente é possível encontrar várias culturas, também é possível encontrar culturas semelhantes em espaços físicos diferentes. A cultura se modifica de acordo com o tempo, para se tonar mais tolerável a novas gerações.

O autor reforça que nenhuma cultura é superior a outra e todas devem ser respeitadas. Cada cultura tem sua lógica, isso as torna verdadeiras. Para entendê-las é necessário entender sua historia, seu próprio paradigma cultural.

Segundo o autor, a cultura origina-se apenas do ser humano, cada cultura possui leis e características de ordem natural. Sexo, idade e costumes diferem a participação de um individuo em determinada cultura. O comportamento humano, apesar de ser igual, apresenta diferenças em determinadas culturas.

A desigualdade cultural é explicada pelo grau desigual de evolução, temos como exemplo a parte nobre que não utilizam da mesma cultura das partes marginalizadas, mostrando assim para a sociedade que o problema de cultura é verdadeiro. A constituição genética de grupos sociais determina o comportamento humano.

Relacionados

Outros Trabalhos Populares