Rrrr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Hora da Estrela tem como narrador, Rodrigo, um rapaz que viu Macabéa, uma garota nordestina pela rua, por um acaso do destino. Ao longo da história, mesmo através das críticas existe uma identificação e um reconhecimento nas atitudes. Afinal, o que ele faz qualquer outro faria também. Da mesma forma que ninguém olha e nota a presença de Macabéa.

"Mas a pessoa de quem falarei mal tem corpopara vender, ninguém a quer, ela é virgem e inócua, não faz falta a ninguém. Aliás - descubro eu agora - também não faço a menor falta, e até o que eu escrevo um outro escreveria. Um outro escritor sim, mas teria que ser homem porque escritora mulher pode lacrimejar piegas."

Macabéa, uma moça nordestina, do Alagoas, com apenas 19 anos. Órfã, perdeu seus pais aos 2 anos de idade, vem para a cidadegrande, o Rio de Janeiro, para tentar a sorte junto com a sua tia. Era uma virgem, sem namorado, solitária que havia sido criada por essa tia beata extremamente rígida e severa. Uma alienada, que não tem percepção de absolutamente nada à sua volta.

A palavra realidade não lhe dizia nada.
Ela somente vive, inspirando e expirando, inspirando e expirando.

Era feia, com péssimos hábitos dehigiene, uma garota a qual ninguém iria olhar e se interessar;
É como se fosse cruzar a rua e sorrir abobadamente para todos que passassem por ela, mas não recebe um sorriso como resposta. Eles nem olham para ela, notam a sua presença. Era uma garota feia, nada atrativa.
É como se olhasse no espelho e não enxergasse nada à sua frente, não existisse um reflexo da sua própria imagem. Era vazia, ocapor dentro. A velha questão a ser indagada “Quem sou eu?”

Se tivesse a tolice de se perguntar “quem sou eu” cairia estatelada no chão
Só uma vez se fez uma trágica pergunta: quem sou eu. Assustou-se tanto que parou completamente de pensar.
Essa moça não sabia que ela era o que era, assim como um cachorro não sabe que é cachorro. Daí não se sentir infeliz. A única coisa que queria era viver.Não, sabia para quê, não se indagava.
Sua vida era uma longa meditação sobre o nada. Só que precisava dos outros para crer em si mesma, senão se perderia nos sucessivos e redondos vácuos que havia nela.
Encontrar-se consigo própria era um bem que até então ela não conhecia.

Nenhuma coisa importante jamais acontecera em sua vida. Domingo ela acordava mais cedo para ficar mais tempo sem fazernada...

No Rio, após a morte da tia, vai morar em uma pensão, junto com mais quatro moças balconistas que trabalhavam nas Lojas Americanas, cujos nomes de todas eram “Maria”. Começou a trabalhar como datilografa, mas seu patrão, Raimundo, a avisou que seria demitida por ser uma péssima profissional e os diversos erros que cometeria. Mas como ela, na sua ingenuidade e humildade aceita o fato deser demitida, ele num ato de piedade, prolonga a situação não a despedi-la imediatamente.
Passava horas a fio ouvindo a rádio relógio, adora ouvir as palavras diferentes que eram ditas pelos locutores, embora não soubesse seus significados e tinha um grande amor e admiração por Marilyn Monroe. Tinha o desejo de ser artista de cinema, uma pessoa famosa, uma estrela.
Olímpico era um funcionárionordestino de uma metalúrgica, por isso não gostava de ser chamado de operário. Tinha características da sua personalidade como alguém ambicioso, orgulhoso, chegava a ser arrogante, e tinha um peso na sua história, havia matado um homem em seu passado. Era um sujeito que tinha um desejo de ser rico e deputado. Na história acaba virando namorado de Macabéa.
Logo em seu primeiro encontro em um diachuvoso, Macabéa não sabia o que dizer e muito que conversar nesse primeiro momento. Já Olímpico, sentia-se superior, com seu ar arrogante, inclusive pela própria maneira de se expressar, embora, pouca sabia.
Glória é uma garota atraente, amiga de Macabéa, esperta ao ponto de roubá-lo, afinal, Macabéa não havia nada de interessante e algo suficiente para ajudar nos desejos ambiciosos e de...
tracking img