Rresenha

2953 palavras 12 páginas
ARESENHA DO LIVRO:
“10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR”

CAMPINAS, março 2013

INTRODUÇÃO:

O autor busca explorar, metodicamente, dez competências que são consideradas inovadoras no ofício de professor. As referências contidas no livro podem ser utilizadas pelo futuro professor quando exercem a docência e simultaneamente as suas atividades profissionais. O caminho da profissão de docente no ambiente do ensino, onde existem interesses adversos, deve ter um compromisso entre lógicas diferentes e às vezes interesses opostos, tornando este um empreendimento coletivo cheio de oportunidades e desafios. Não deve ser esquecido que o docente tenta apreender as competências existentes e as emergentes, caracterizadas pelas novas ambições do sistema educacional, que exige níveis de especialização cada vez mais elevados.
(resumo da internet, acesso dia 14 de maio de 2010)

RESENHA:
.

1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem
O professor precisa estar bem informado sobre os conteúdos a serem aplicados, e elaborar a forma como serão executados de diferentes maneiras para que atendam as necessidades de cada aluno e possa a partir dessa tarefa fazer um levantamento das dificuldades dos alunos. De acordo com essa analise deve-se considerar o conhecimento prévio do aluno e suas experiências, partindo do ponto de que não é memorizando que se aprende, mas sim entendendo e trocando informações independentemente dos erros decorrentes desse processo de ensino-aprendizagem pelo qual o professor deve respeitar o nível de cada aluno propiciando momento de reflexão, pesquisa e debates.
2. Administrar a progressão das aprendizagens
Propor atividades desafiadoras para a turma ter o interesse de buscar soluções com o trabalho coletivo e possam estruturar novas metas a serem alcançadas, dessa forma o professor promove a aprendizagem, levando em consideração as carências e o tempo de aprender de seu alunos.
3. Conceber e

Relacionados

  • RResenha livro: A Reconstrução dos Direitos Humanos
    851 palavras | 4 páginas
  • RResenha Capítulo 10 Livro: Relevância da marca: como deixar seus concorrentes para trás.
    639 palavras | 3 páginas
  • A televisão levada a sério- resenha
    998 palavras | 4 páginas
  • A PEDAGOGIA REALISTA
    1566 palavras | 7 páginas