Rresenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ARESENHA DO LIVRO:
“10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR”






















CAMPINAS, março 2013




INTRODUÇÃO:

O autor busca explorar, metodicamente, dez competências que são consideradas inovadoras no ofício de professor. As referências contidas no livro podem ser utilizadas pelo futuro professor quando exercem a docência e simultaneamente as suas atividadesprofissionais. O caminho da profissão de docente no ambiente do ensino, onde existem interesses adversos, deve ter um compromisso entre lógicas diferentes e às vezes interesses opostos, tornando este um empreendimento coletivo cheio de oportunidades e desafios. Não deve ser esquecido que o docente tenta apreender as competências existentes e as emergentes, caracterizadas pelas novas ambições dosistema educacional, que exige níveis de especialização cada vez mais elevados.
(resumo da internet, acesso dia 14 de maio de 2010)

RESENHA:
.

1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem
O professor precisa estar bem informado sobre os conteúdos a serem aplicados, e elaborar a forma como serão executados de diferentes maneiras para que atendam as necessidades de cada aluno e possa apartir dessa tarefa fazer um levantamento das dificuldades dos alunos. De acordo com essa analise deve-se considerar o conhecimento prévio do aluno e suas experiências, partindo do ponto de que não é memorizando que se aprende, mas sim entendendo e trocando informações independentemente dos erros decorrentes desse processo de ensino-aprendizagem pelo qual o professor deve respeitar o nível de cadaaluno propiciando momento de reflexão, pesquisa e debates.
2. Administrar a progressão das aprendizagens
Propor atividades desafiadoras para a turma ter o interesse de buscar soluções com o trabalho coletivo e possam estruturar novas metas a serem alcançadas, dessa forma o professor promove a aprendizagem, levando em consideração as carências e o tempo de aprender de seu alunos.
3. Conceber efazer evoluir os dispositivos de diferenciação
É competência do professor saber administrar a heterogeneidade: Grau de dificuldades de ensino/ aprendizagem, esquema de ação, assumindo o papel de Incentivar os alunos a fazer parte de uma sociedade cooperativa a partir da divisão de tarefas, cooperação, treinamento de habilidades cognitivas, respeito pelo trabalho do outro, e trabalhar de acordo com azona de desenvolvimento proximal- agrupando os alunos e colocando - se à disposição dos mesmos, auxiliando em suas dificuldades e investigando suas necessidades.


4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho
Favorecer o estudo dirigido, onde o professor acompanha a produção / desenvolvimento do aluno é uma competência que proporcionará o desejo de aprender, dá sentido aotrabalho escolar e desenvolve a capacidade de auto avaliação. Como conseqüência o aluno terá a oportunidade de contribuir com o professor dando sugestões diretas ou indiretas a respeito do que lhe é de interesse.
5. Trabalhar em equipe
Favorecer o trabalho individualizado em sala de aula e não remeter essa função para fora da escola. Pois a escola não é um lugar de passagem, mas é um contextoeducativo especifico onde tudo deve fazer sentido de maneira coerente. É uma instituição em que as relações entre as pessoas, o conjunto de gestores, as famílias devem falar a mesma língua para que o processo de ensino / aprendizagem ocorra de forma consciente e fundamentada em valores específicos.
6. Participar da administração da escola
Com o objetivo de resgatar valores, o professor deve seengrenar junto aos pais e seus gestores para traçar metas que facilitarão no processo de estruturação do cotidiano escolar e reforçar laços de solidariedade e respeito entre a comunidade escolar.
7. Informar e envolver os pais
Compete ao professor nas reuniões de pais, estar informado das normas e regimentos da U.E para resolver e esclarecer conflitos e duvidas dos pais. Essa relação professor/...
tracking img