Rppn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
Gestão Ambiental e Empresarial









Projeto Integrado
Plano de manejo em uma RPPN.




Eder Moreira de Oliveira
Fabiana da Silva Segura
Henrique Marafante Neto
Luma Said Vasconcelos
Margareth Oliveira Galchin
Silvia Renata de Oliveira Soares Alves






São Paulo
2009












Sumário

1. Introdução3
2. Reserva Particular do Patrimônio Natural 3
3. Caracterização da Propriedade 4
4. Programa de administração 5
5. Criadouro Conservacionista São Francisco de Assis. 6
6. Composição da Equipe 10
7. Instalações 11
8. Abrangência 11
9. Atividades e Estratégia de Execução 12
10. Clima 12
11. Relevo 13
12. Hidrografia13
13. Vegetação 14
14. Fauna 15
15. Visitação 15
16. Programa de sustentabilidade econômica 16
17. Pesquisa e Monitoramento 18
18. Possibilidades de Conectividade 18
19. Gestão e Otimização de Recursos Hídricos 19
20 Referências Bibliográficas 21












1. Introdução
2. Reserva Particular do Patrimônio Natural
São umadas categorias de Unidades de Conservação da Natureza reconhecidas através do SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação ( Lei Federal 9.985 / 2000).
As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) adquiriram o status de Unidades de Conservação em 2000, através da aprovação da Lei 9.985, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), fazendo do Brasil oprimeiro país da América Latina a incluir as reservas particulares no sistema oficial de áreas protegidas.
As RPPN são áreas de domínio privado (propriedade particular) possuindo como princípio legal de manejo (uso) a proteção integral e o uso indireto dos recursos naturais nas atividades de turismo ecológico, educação ambiental e pesquisa cientifica, que podem proporcionar novas opçõesde geração de renda. Pessoas físicas, empresas de todos os portes, assim como entidades civis e religiosas podem requerer o reconhecimento do total ou de parte de suas propriedades como RPPN (não existem limites, máximos ou mínimos, de tamanho). Este ato é efetuado única e exclusivamente, de forma voluntária, a pedido do proprietário da área ao órgão ambiental responsável. O título de RPPN dado auma área particular é de caráter perpetuo, mas não acarreta em perda do direito de propriedade que poderá ser vendida a qualquer tempo.
O reconhecimento como RPPN confere maiores garantias oficiais para a defesa do patrimônio natural existente no imóvel. A área passa a receber proteção especial dos órgãos de meio ambiente, contra queimadas, desmatamentos, caça, pesca ilegal, além de outrasatividades degradadoras da natureza.










As RPPN, recebem este título por possuírem uma ou mais das seguintes características:
Manutenção da biodiversidade, aspecto cênico e ou paisagístico, características ambientais que justifiquem ações de recuperação, estarem próximas a outras Unidades de Conservação (parques e reservas) ou que por outras razões, devam serpreservadas por sua relevante importância para proteção do patrimônio natural do país. As Unidades de Conservação são porções do território nacional, incluindo as águas territoriais, com característica naturais, de relevante valor, de domínio público ou propriedade privada, legalmente instituídas pelo Poder Público, com objetivos e limites definidos, sob regime especiais de administração e às quais seaplicam as garantias específicas de proteção. Entre os principais objetivos destas áreas podem ser citados: preservar a diversidade biológica; preservar e/ou restaurar amostras dos diversos ecossistemas naturais; proteger espécies raras, endêmicas, vulneráveis ou em perigo de extinção; propiciar fluxo genético entre as áreas protegidas; preservar recursos de flora e/ou fauna; e estimular o...
tracking img