Rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JEAN-JACQUES ROUSSEAU



Nascido em 28 de Junho de 1712, no estado de Genebra na Suíça. Filho de um relojoeiro de poucas posses,viveu a partir de 1742 em Paris, onde fervilhavam as idéias liberais. Ao participar de um concurso da Academia de Dijon, ganhou o prêmio ao responder negativamente ao tema proposto “O restabelecimento das ciências e das artes terá contribuído para aprimorar oscostumes?”. Na contramão das esperanças iluministas depositadas no poder da razão humana para construir um mundo melhor, Rousseau não via com otimismo o desenvolvimento da técnica e do progresso.Fez amizade com Diderot, filósofo do grupo iluminista do qual participavam Voltaire etc. Precursor do romantismo, Rousseau valorizava o sentimento e, sempre um apaixonado, suas idéias revelam a carga emocionaldecorrente de uma sensibilidade extremada. Rousseau morreu em 22 de julho de 1778 com 66 anos; deixando varias obras e seu legado que até hoje é estudado e visto pelo mundo todo.






O ESTADO PARA ROUSSEAU


Rousseau: Estado de natureza e contrato social
O estado de natureza - Assim como seus antecessores Hobbes e Locke, Rousseau procuraresolver a questão da legitimidade do poder fundado no contato social. No entanto, sua posição é, num aspecto, inovadora, na medida em que distingue os conceitos de soberano e governo, atribuindo ao povo a soberania inalienável.
No discurso sobre a origem da desigualdade Rousseau cria a hipótese dos homens em estado de natureza, vivendo sadios, bons e felizes enquanto cuidam de sua própriasobrevivência, até o momento em que é criada a propriedade e uns passam a trabalhar para outros, gerando escravidão e miséria.
Rousseau parece demonstrar extrema nostalgia do estado feliz em que vive o bom selvagem, quando é introduzida a desigualdade entre os homens, a diferenciação entre o rico e o pobre, o poderoso e o fraco, o senhor e o escravo e a predominância da lei do mais forte. O homem quesurge da desigualdade é corrompido pelo poder e esmagado pela violência.
Trata-se de um falso contrato, esse que coloca os homens sob grilhões. Há que se considerar a possibilidade de outro contato verdadeiro e legítimo, pelo qual o povo esteja reunido sob uma só vontade.O estado de natureza, tal como concebido por Rousseau, está descrito principalmente em seu livro “Discurso sobre a Origem e osFundamentos da Desigualdade entre os Homens”.
A definição da natureza humana é um equilíbrio perfeito entre o que se quer e o que se tem. O homem natural é um ser de sensações, somente. O homem no estado de natureza deseja somente aquilo que o rodeia, porque ele não pensa e, portanto, é desprovido da imaginação necessária para desenvolver um desejo que ele não percebe. Estas são as únicas coisasque ele poderia "representar". Então, os desejos do homem no estado de natureza são os desejos de seu corpo. "Seus desejos não passam de suas necessidades físicas, os únicos bens que ele conhece no universo são a alimentação, uma fêmea e o repouso".
Além disso, o homem natural não pode prever o futuro ou imaginar coisas além do presente. Em outras palavras, a natureza de si correspondeperfeitamente ao exterior. No Ensaio, Rousseau sugere que o homem natural não é sequer capaz de se distinguir de outro ser humano. Essa distinção requer a habilidade de abstração que lhe falta.
O homem natural também ignora o que é comum entre ele e um outro ser humano. Para o homem natural, a humanidade para no pequeno círculo de pessoas com quem ele está no momento. "Eles tiveram a ideia de um pai,filho, irmão, e não de um homem. A cabine continha todos os seus companheiros … Fora eles e suas famílias, não havia mais nada no universo. " (Ensaio, IX) A compaixão não poderia ser relevante fora do pequeno círculo, mas também essa ignorância não permitia a guerra, como os homens não se encontravam com praticamente ninguém. Homens, se quisessem, atacavam em seus encontros, mas estes raramente...
tracking img