Rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Contrato Social
de Jean-Jacques Rousseau

São Paulo - São Paulo
2012 / 1

Sumário

1. INTRODUÇÃO......................................................................02
1.1 OBJETIVOS..................................................................02
1.2 BIOGRAFIA..................................................................02
2. O CONTRATOSOCIAL........................................................03
2.1 CONTEXTO HISTÓRICO.............................................03
2.2 BREVE RESUMO.........................................................03
3. ANÁLISE CRÍTICA..............................................................04
3.1 VONTADE GERAL........................................................05
3.2 DO CONTROLESOCIAL..............................................05
3.3 DA ESCRAVIDÃO.........................................................06
3.4 DA PENA DE MORTE...................................................06
4 CONCLUSÃO..........................................................................07
5 BIBLIOGRAFIA.......................................................................08

1. INTRODUÇÃO

O livro "OContrato Social", de Jean Jacques Rousseau, é mais uma tentativa de encontrar um modelo sob o qual uma sociedade é regida. Como todo modelo, é uma simplificação da realidade, não sendo, portanto, perfeitamente fiel a ela. O livro, a despeito de ser um grande avanço no que tange ao estudo da sociedade, acaba tendo informações que vão de encontro às concepções contemporâneas de uma vida em sociedade ideal.Trataremos neste trabalho dos principais aspectos da obra de Rousseau, tentando, na medida do possível, analisar a linha de pensamento e embasamento do autor.

1.1 OBJETIVOS

O estudo do livro de J. J. Rousseau é imprescindível à compreensão da matéria de Teoria Geral do Estado, uma vez que tal autor foi um expoente de sua época, sendo muito bem visto até os dias atuais. Através de umaleitura crítica, podemos criar conceitos mais fortes acerca da formação de um Estado e os motivos que levam o homem à abdicar de parte sua liberdade para viver em grupo.

1.2 BIOGRAFIA

Rousseau nasceu no ano de 1712 na Suíça. Marginalizado da sociedade, acaba conseguindo se enquadrar na elite por diversos fatores somados, tornando-se famoso e conceituado. Escreve diversos livros, peças eartigos sobre assuntos ligados principalmente à política, até o momento em que é obrigado a fugir da França devido ao fato de suas ideias serem demasiado liberais em uma sociedade muito conservadora. Faleceu na França em 1778, país para o qual regressou anos antes, deixando um vasto legado intelectual.

2. O CONTRATO SOCIAL

Neste capítulo do trabalho abordaremos alguns aspectos pertinentes enecessários à compreensão das posteriores análises que serão realizadas. Aqui estão informações mais técnicas sobre a obra, sucintas, a fim de complementar e tornar mais proveitosa a análise crítica posterior.

2.1. CONTEXTO HISTÓRICO

Rousseau nasceu e morreu no século XVIII, sendo este, obviamente, o período no qual escreveu o livro "O Contrato Social". Tal período foi marcado por MonarquiasAbsolutas na Europa. O poder político estava de tal forma concentrado na figura do rei que este acabava por se tornar o alvo dos interesses de diversas classes sociais, aproximando-se daquelas que trariam mais benefícios e deixando à margem as demais. Isso gerava grande instabilidade, tanto política quanto social. Rousseau tinha cerca de 50 anos ao publicar o livro, que foi considerado indevidopelas autoridades, fazendo com que ele tivesse que fugir.

2.2. BREVE RESUMO

O livro defende que o homem é livre por natureza, porém há a necessidade de abdicar dela a fim de possibilitar o convívio em sociedade - sendo que de certa forma a liberdade abdicada acaba retornando ao possuidor. Ressalta que o poder não depende apenas da força, pois esta quando não revestida de certa legitimidade...
tracking img