Rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As ideias de Rousseau eram baseadas na “Vontade Geral” do povo. Todos tinham de abrir mão de tudo àquilo que possuíam para assim todos entrarem num estado de igualdade onde todos são iguais perantetodos, e assim evitar a desigualdade social. E depois de todos entrarem num estado de igualdade eles formavam uma comunidade política onde tudo que eles queriam era para todos todas decisões tomadasera de todos para todos.
O governo para Rousseau era apenas um corpo administrativo do Estado onde ele por ele mesmo não havia nenhum poder ou soberania, quem tinha a soberania do Estado era sempre opovo, eles criavam todas as leis para eles mesmos seguirem. O povo era a maior força, para Rousseau era o povo que tinha a soberania absoluta e o governante apenas um “objeto” usado para os interessesdo povo para o povo. Um dos medos do Rousseau era o governante passar a ser dono do país, mas por isso o povo elegia um novo governante a cada quatro anos. O povo elegia um representante para ogovernante quando reunidos e este só tinha o dever de fazer tudo aquilo que o povo decidir, ele é somente um porta voz para aquilo que já foi decidido.
E em minha opinião uma das contribuições que eu julgomais relevantes para a compreensão política Destaca-se a importância com que Rousseau tratava a educação e a família. Para ele esta questão é muito séria, sendo à base da sociedade. Se formos trazeresta questão para os dias atuais, é evidente que isto não tem sido valorizado. No Brasil ainda são restritos a uma pequena parcela da população o acesso às escolas e universidades, o que compromete aspossibilidades no mercado de trabalho, já que o ensino público é de péssima qualidade na nossa sociedade.
É importante apontar que as ideias de Rousseau são fundamentais para compreensão do Estadomoderno. A forte crítica ao Estado representativo permite interpretar que ele era um crítico do liberalismo. Rousseau jamais foi um liberal. Ele não acreditava na possibilidade de qualquer rígida...
tracking img