Rousseau e a moral do coração

Ética ou filosofia moral
Toda cultura e cada sociedade institui uma moral, válida para todos os seus membros. Cultura e sociedade fortemente hierarquizadas e com diferenças de castas ou de classesmuito profundas podem até mesmo possui várias morais. Os costumes são anteriores ao nosso nascimento e formam o tecido da sociedade em que vivemos, de modo que acabam sendo considerados inquestionáveise as sociedades tendem a tomá-los como fatos naturais existentes por se mesmos.





Etimologia da palavra




Grego – é ethos (ética)

Latim – é mos, moris (moral).



Ética é moralreferem-se ao conjunto de costumes tradicionais de uma sociedade e, com tais, são considerados valores e obrigações para a conduta de seus membros.




A filosofia moral ou ética nasce quando sepassa a indagar o que são de onde vêm e o que valem os costumes.




A filosofia moral ou ética nasce quando, além das questões sobre os costumes, também busca compreender o caráter de cadapessoa, referindo-se, portanto, ao senso moral e à consciência moral individuais.








Sócrates e suas perguntas




A indagação ética de socrática dirige-se, à sociedade e ao individuo.As questões socráticas inauguram a ética ou filosofia moral porque definem o campo no qual, valores e obrigações morais podem ser estabelecidos pela determinação de seu ponto de partida: aconsciência do agente moral. É sujeito ético ou moral.



Sócrates afirma que apenas o ignorante é vicioso ou incapaz de virtude, pois quem sabe o que é bem não poderá deixar de agir virtuosamente.Aristóteles e a práxis

A Sócrates devemos o início da filosofia moral, a Aristóteles a distinção entre saber teorético ou contemplação e saber prático.

O saber teorético oucontemplativo é o conhecimento de seres e fatos que existem e agem independente de nós e sem nossa intervenção ou interferência.

O saber prático é o conhecimento daquilo que só existe como...
tracking img