Rousseau vs kant - pedagogias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rousseau vs Kant – Pedagogias

As pedagogias tanto de Rousseau quanto de Kant, partem do princípio do respeito às fases da criança, e apesar de ambas estarem preocupadas com uma melhoria naqualidade da educação vigente em seu tempo, divergem em suas teorias para atingir tal fim.
Rousseau propoe uma pedagogia mais liberal por assim dizer, através de sua concepção negativista quanto ao sistemaeducacional de sua época, demonstra sua preocupação quanto à felicidade da criança e à não necessidade, ou prejuízo que a escola agrega a vida de uma criança. A fim de combater tais males defende aeducação sem imposição, livre, em meio à natureza, por experimentação.
Quando olhamos entranto para Kant, percebemos algumas heranças de Rousseau, como já dito acima, principalmente quanto ao respeitopelas fases de amadurecimento de uma criança, mas salta aos olhos o combate a Rousseau quando o primeiro empunha a escola em sua mão direita e toma a moral como seu escudo na outra mão. Kant defende osistema educacional, e diz que o mesmo se faz necessário para inculcar a moral nos alunos, a fim de que a sociedade tenha participantes mais consciêntes, mais corteses, mais altruístas, para umajornada rumo à felicidade comum.
Podemos separar algumas máximas para exemplificar suscintamente os parágrafos acima. Por exemplo, enquanto Rousseau argumenta “o estado da reflexão é contra a natureza...e o homem meditativo é um animal corrompido” fortalecendo assim a ideia da liberdade de ação em detrimento à reflexão, Kant rebate afirmando “as ideias sem conteúdo e as intuições são cegas”corroborando assim sua teoria de que o homem não pode ser tão solto quanto argumentavo Roussoau, mas se faz necessário achar um meio termo entre razão e emoção, afirmação esta altamente conflitante com a deRousseau “Só preciso perguntar-me a mim mesmo o que fazer. Tudo o que considero como bom, é bom; tudo que considero que é mau, é mau. Tudo muito simples, não é?” e Rousseau ainda discorria sobre...
tracking img