Rousseau-robbes-locke

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Há uma semelhança clara entre as teorias dos três filósofos contratualistas que estudaremos neste texto. Todos eles concebem um hipotético ser humano no estado de natureza que fundamenta anecessidade do Estado e, de certa forma, define o principal serviço que este deve prestar a sociedade. Contudo, há também grandes diferenças. Agora, iremos estudar as semelhanças e diferenças existentes entreas teorias de Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau.

Thomas Hobbes, filósofo inglês (1588 – 1679)
Hobbes inicia sua filosofia política concebendo hipoteticamente o ser humano no estadode natureza. Segundo ele, nesse estado, o maior interesse de cada indivíduo humano é conservar a própria vida. Todavia, no estado de natureza o ser humano é incapaz de controlar seus impulsosselvagens, e isso faz de cada indivíduo um potencial algoz do outro e vice-versa. Mesmo assim, o desejo humano que prevalece é o de conservação.  Por isso, os indivíduos podem, livremente, estabelecer umpacto social, que consiste na transferência do poder que cada um tem de defender a própria vida para as mãos de um soberano. O principal dever do soberano é garantir a paz civil, isto é, garantir pelo usoda sua autoridade e da força, que cada indivíduo respeite o direito que o outro tem à vida.
No Estado absolutista de Hobbes toda pessoa humana tem o direito a uma vida privada. Isso significa todospodem estabelecer moradia onde bem entender, exercer a profissão que preferir etc. Existe, porém, uma situação específica em que o indivíduo que, idealmente, deve sempre obedecer ao soberano, podelegitimamente rebelar-se contra o Estado. Toda vez que o Estado coloca em risco ou atenta contra a vida de uma pessoa, esta tem direito de defender-se.
Mesmo sendo um fiel defensor do absolutismo, seriacontraditório para Hobbes não garantir esse direito, já que, na concepção dele, cada pessoa humana possui o desejo de conservar a própria vida. Para Hobbes é o Estado que deve servir os indivíduos...
tracking img